Vazou: próximo Xiaomi top de linha terá visual renovado e bateria gigante
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller |

A Xiaomi já está preparando o lançamento de seu próximo celular topo de linha, o Xiaomi 16. Detalhes sobre o dispositivo foram publicados pelo perfil de Digital Chat Station na rede social chinesa Weibo.
- Qual é o melhor celular Xiaomi para comprar em 2025?
- 6 celulares para você comprar de olhos fechados em 2025
Por enquanto, as informações não têm caráter oficial, já que a Xiaomi não deu declarações a respeito. Os detalhes divulgados incluem novidades na bateria e câmeras, entre outros aspectos.
O aparelho pode trazer uma capacidade de bateria considerada grande para um modelo “não-Pro”, com mais de 6.500 mAh. Isso representa um aumento significativo em relação aos 5.400 mAh do Xiaomi 15.
Além disso, renderizações mostraram que o dispositivo pode ter novo visual, com painel traseiro pintado em dois tons diferentes e a marca “Mi” visível na parte posterior.
Xiaomi 16 é esperado com nova câmera principal
Espera-se que as câmeras do Xiaomi 16 tenham uma configuração similar à do antecessor, mas com uma leve atualização na principal. O sensor desse conjunto pode ser o OmniVision OV50Q, de 50MP.
Este componente tem tamanho considerado grande, de 1/1.3 polegadas, e tecnologia LOFIC que entrega resultados melhores nas partes mais escuras da imagem.
Para referência, o OV50Q faz parte da mais recente linha da OmniVision, projetada para competir diretamente com os melhores sensores da Sony.
Foi dito que a câmera secundária terá lente ultrawide associada a um sensor de 50MP, além de teleobjetiva flutuante de 50MP para zoom e macro. Na prática, as especificações das câmeras auxiliares permanecem quase as mesmas do Xiaomi 15.
O Xiaomi 16 deve ser equipado com o chip Snapdragon 8 Elite 2, que será a plataforma mobile mais poderosa da Qualcomm para aparelhos de 2025/26. O chip será anunciado em setembro.
Por isso, o novo celular da Xiaomi não chegará antes do último trimestre deste ano. É esperado que o Xiaomi 16 ganhe versões chinesa e global, enquanto a variante Pro sequer chegaria ao mercado internacional.
Leia mais no Canaltech:
- iPhone 16 é o celular mais vendido de 2025 até agora; veja o top 10
- Chips XRING, da Xiaomi, devem chegar aos celulares intermediários da marca
- Galaxy S26 pode ser bem mais fino com nova tecnologia de câmera; veja