Publicidade

Por que você não deve mais comprar o iPhone 8? Entenda em 3 pontos

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Eric Mockaitis / Canaltech
Eric Mockaitis / Canaltech

Investir em iPhones de gerações anteriores é o melhor custo-benefício para quem procura um dispositivo da Maçã, porém há um limite nesta estratégia. Neste caso, o iPhone 8 pode ser uma armadilha. Entenda os motivos para este modelo ser um mau negócio.

1. Fim do suporte e risco de segurança

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O iPhone 8 foi lançado em 2017, já não recebe mais as versões atualizadas do iOS (como o iOS 18 e o iOS 26), tendo parado no iOS 16. Isso é um alerta vermelho, pois significa que ele está à beira do abandono total de atualizações.

A falta de updates de software não implica apenas na perda de novos recursos; ela representa um sério risco de segurança. Falhas críticas descobertas não serão corrigidas, expondo seus dados.

Outro ponto para evitar o aparelho é a queda de qualidade de funções após atualizações. Não é difícil encontrar relatos na internet de que câmeras pioraram ou que o gasto de bateria aumentou após os celulares atualizarem seu sistema operacional.

A Apple já o considera "Vintage", um sinal de que o suporte de software e hardware está entrando em sua fase final. 

Continua após a publicidade

2. Datado e sem peças de reposição

Sua ficha técnica mostra a idade. A tela é LCD com bordas grossas, muito inferior ao OLED/Super Retina XDR dos modelos atuais. Ele não tem 5G, MagSafe, sua câmera única já não compete com a qualidade de hoje e 64GB para armazenamento é algo insuficiente atualmente.

O chip A11 Bionic não suporta os apps mais pesados e funções de IA que se popularizaram em 2025. Além disso, a Apple costuma encerrar o fornecimento de peças de reposição para produtos Vintage, dificultando reparos.

Continua após a publicidade

Comprar um aparelho no fim de seu ciclo de vida, mesmo que por um preço baixo (abaixo de R$ 1.000), é algo que não faz sentido a médio ou longo prazo.

3. Qual devo iPhone comprar?

Se você busca um iPhone com longevidade e bom custo-benefício, o foco deve ser nas gerações mais recentes, que ainda receberão atualizações por anos:

iPhone 16 

Continua após a publicidade

É o modelo base do topo de linha da geração anterior, compatível com todos os recursos m5 carregadores paralelos, mas de boa qualidade, para comprar na Black Fridayais avançados, terá suporte por um longo período, deve receber promoções agressivas na Black Friday de 2025 e tem suporte garantido por muitos anos.

iPhone 16e

É o modelo mais acessível de 2025. Mantém as configurações robustas do iPhone 16, terá suporte oficial da Apple por muito tempo, mas tem alguns recursos reduzidos como uma versão mais simples Chip A18 e o fato de ter uma câmera traseira. 

Continua após a publicidade


iPhone 15

O modelo de 2023 é um excelente negócio. Com a chegada do iPhone 17, seu preço cai bastante, e ele segue oferecendo recursos modernos (USB-C, câmeras de alta qualidade) por um preço muito mais acessível.

Continua após a publicidade

Leia mais no Canaltech

Assista: Saiba tudo sobre a Black Friday 2025 do Canaltech