Por que podem aparecer telas diferentes quando recebo uma ligação no iPhone?

Por Douglas Ciriaco

Se você tem um iPhone, provavelmente já reparou que duas telas distintas podem aparecer quando você recebe uma ligação. Em alguns momentos, a tela exibida indica que você precisa deslizar uma barra para atender a chamada, mas em outros casos, o que aparece é um display com botões.

Já se perguntou por que isso acontece ou reparou em algum padrão de funcionamento para saber quando aparece uma tela e quando aparece outra? Como você já deve ter imaginado, há sim um comportamento padrão, apesar de ele ser bem sutil e passar despercebido pela maioria das pessoas.

Falando de forma rápida e resumida, é o seguinte: quando a tela do iPhone está bloqueada no momento em que ele recebe uma ligação, você vê a barra que pede para “deslizar para atender”, ou “slide to answer”, caso o idioma do seu aparelho esteja em inglês.

Telas de chamada recebida do iPhone

Esta opção é mais limitada, uma vez que a única alternativa exibida no display é atender à ligação. Contudo, se a tela do iPhone estiver desbloqueada quando você recebe uma chamada, o aparelho exibe dois botões, um para encerrar a ligação e outro para aceitá-la.

Telas de chamada recebida do iPhone

Ao contrário da anterior, esta opção é muito mais interessante, pois dá ao usuário a opção de ignorar uma chamada ou não.

Apesar de não apresentar um botão específico para isso, a Apple oferece uma maneira para seus usuários rejeitar ligações com a tela bloqueada. Neste caso, basta pressionar duas vezes o botão de ligar/desligar o aparelho. Pressioná-lo uma única vez serve para silenciar a ligação.