Publicidade

Por que o iPhone 16e é tão odiado?

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Matheus Melo/ Canaltech
Matheus Melo/ Canaltech
iPhone 16e

O iPhone 16e foi lançado como o modelo mais acessível da Apple em 2025. Mas, em vez de conquistar o público, virou alvo de críticas. Apesar da proposta de ser uma porta de entrada para o ecossistema da marca, o aparelho frustrou muita gente por parecer uma solução preguiçosa, sem as inovações esperadas nem o preço realmente competitivo.

A Apple abandonou a linha iPhone SE neste ciclo e adotou a nova nomenclatura “e”, prometendo uma experiência simplificada, porém moderna.

Só que, na prática, o 16e entregou menos do que o público esperava. Com mudanças sutis em relação ao iPhone 16 padrão e um custo-benefício questionável, ele ficou preso em um limbo: simples demais para fãs da Apple, caro demais para quem busca apenas um bom celular.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Antes, o iPhone SE tinha uma proposta clara: visual antigo, preço baixo e acesso ao iOS. Agora, o 16e tenta modernizar a linha de entrada, mas sem empolgar.

Mesmo com pequenas melhorias, como a retirada do botão físico presente no SE 3, o novo modelo não convenceu boa parte dos usuários — e os motivos vão além do design ou do preço.

iPhone 16e não tem recursos do iPhone 16

Sem dúvidas, um dos principais pontos que fazem o iPhone 16e não ser um dos iPhones favoritos do público são as tecnologias ausentes em comparação ao iPhone 16.

Ao todo, são diversas mudanças feitas pela Apple para baratear o iPhone 16e, veja todas as diferenças:

  • Apenas uma câmera traseira;
  • Tela com notch;
  • Chip de conectividade desenvolvido pela Apple;
  • Processador A18 com GPU menos potente;
  • Sem botão de câmera;
  • Não tem MagSafe.
Continua após a publicidade

Entre as alterações que mais chamaram a atenção dos consumidores, estão a ausência de uma câmera traseira a menos e a tela com notch, isto é, sem a Ilha Dinâmica introduzida no iPhone 14.

Por outro lado, segundo a Apple, a autonomia da bateria do iPhone 16e é maior. Conforme nossos testes, a bateria do smartphone dura quase 21 horas, o que representa uma hora a mais que o 16 na mesma análise.

Embora a autonomia não represente a capacidade maior (4005 mAh no 16e e 3.561 mAh no 16), o iPhone 16e ainda tem bateria superior à média dos celulares Android.

Continua após a publicidade

Câmera limitada para um iPhone

Os celulares da Apple são conhecidos pela excelente câmera e na linha iPhone 16 não é diferente. Conforme nossos testes, o iPhone 16 manteve a fama de ser um smartphone com câmeras de ponta.

Contudo, o iPhone 16e tem apenas o sensor principal de 48 MP, sem a lente ultrawide de 12 MP do modelo mais caro.

Continua após a publicidade

A configuração torna a câmera menos versátil, porém vale destacar que, segundo nossa análise do iPhone 16e, o celular de entrada da Apple tira fotos com ótimo nível de definição e HDR surpreendente.

Outros iPhones na mesma faixa de preço

Atualmente, o iPhone 16e pode ser encontrado por volta de R$ 3.600 a R$ 3.800. O preço é o mesmo que encontramos do iPhone 14, mas ainda mais barato que o iPhone 15.

Continua após a publicidade

Embora um iPhone base de anos anteriores possa ser atrativo, é necessário analisar o que é mais útil para cada uso, já que os modelos mencionados tem a câmera ultrawide, por exemplo.

Ao mesmo tempo, o iPhone 16e tem mais memória RAM, um chipset atualizado, uma bateria robusta e é compatível com os recursos de IA do Apple Intelligence.

Assim, é preciso analisar as diferenças entre os modelos para saber qual o melhor para você.

Vale a pena comprar o iPhone 16e?

Continua após a publicidade

Dessa forma, mesmo sendo odiado por parte do público, o iPhone 16e pode ser a escolha certa para quem procura um iPhone custo-benefício que deve durar muitos anos e entregar boa parte do que um iPhone 16 proporciona.

Leia mais

Continua após a publicidade

VÍDEO: iPhone 16e: por que TANTO ódio?

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*