Pixel 7a supera flagships em teste de câmeras do DXOMARK
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |

O Pixel 7a foi lançado há apenas alguns dias, mas já passou pelo rigoroso teste de câmeras do portal DXOMARK. Mesmo que seja a opção mais acessível entre os smartphones atualizados do Google, ele obteve uma avaliação melhor que diversos modelos topos de linha do mercado.
- iPhone 16 Pro pode ganhar câmera periscópio em feito impressionante da Apple
- 4 motivos para comprar o Google Pixel 7
O dispositivo conta com um conjunto duplo de câmeras na parte traseira, em que a principal tem um sensor de 64 MP, abertura f/1.9 dimensões de 1/1.3 polegadas e suporte para estabilização óptica de imagem (OIS). Já a ultrawide traz um componente de 12 MP, com abertura f/2.2.
Esta dupla fez com que o aparelho recebesse uma nota final de 133 pontos. No ranking do DXOMARK, o aparelho superou rivais como o Galaxy S23/S23 Plus, Motorola Edge 40 Pro e Xiaomi 13.
Pixel 7a tem cores naturais e boa exposição em fotos
Um dos pontos elogiados pelo DXOMARK em fotos está no balanço de cores, que foram consideradas naturais e com brancos equilibrados. Além disso, quesitos como exposição, foco automático e estimação de profundidade no modo retrato também foram identificados como aspectos positivos.
No geral, o dispositivo conseguiu apresentar resultados bastante próximos do Pixel 7. Contudo, a falta de uma câmera telefoto faz com que tenha uma performance pior em conteúdos com aproximação, perdendo inclusive para competidores como o Xiaomi 13.
Em ambientes com pouca luz, o Pixel 7a foi capaz de entregar resultados comparáveis com os de flagships, por conta de seu sensor de dimensões amplas. Porém, os níveis de ruído foram mais altos em comparação com os modelos mais caros da série.
A câmera ultrawide é um dos aspectos mais fortes do aparelho, com resultados que superaram até o Pixel 7. Com distância focal equivalente de 13,7 mm, o conjunto entrega campo de visão mais amplo em comparação com os rivais, mantendo qualidades como a exposição e balanço de cores precisos.
Vídeos têm qualidade, mas com poréns
Mesmo que os vídeos apresentem qualidade agradável e exposição correta, o DXOMARK fez uma série de comentários sobre a performance do Pixel 7a neste aspecto. Afinal, o aparelho mostrou uma certa perda de detalhes, além de problemas de subexposição em cenas difíceis no modo retrato.
A renderização de cores também foi criticada pelo portal, com instabilidades de saturação e balanço de brancos. Alguns artefatos indesejados também foram vistos, como efeitos de fusão e ringing.
Por outro lado, a estabilização oferecida pelo dispositivo foi mostrada como um aspecto positivo dele, assim como o alto alcance dinâmico e o foco automático suave.
Alguns resultados de vídeo capturados pelo DXOMARK podem ser conferidos abaixo:
Fonte: DXOMARK