Pessoa morre após celular desatualizado não ligar para a emergência; entenda
Por Nathan Vieira • Editado por Léo Müller | •

Uma pessoa em Sydney, na Austrália, morreu após tentar ligar para o número de emergência usando um celular Samsung desatualizado. A chamada simplesmente não completou. O aparelho, segundo a operadora Lebara, usava um software incompatível com o sistema da rede, impedindo que o pedido de socorro fosse registrado. Não havia qualquer falha no serviço naquele momento, o que reforça que o problema estava no dispositivo antigo.
- Você pode morrer eletrocutado usando celular na tomada? Entenda os riscos
- Celular da Nothing teria explodido e matado usuário da Índia
De acordo com avaliações iniciais, o usuário possuía um modelo Samsung que já não recebe atualizações há anos. Esses aparelhos, além de ficarem vulneráveis a riscos de segurança, podem apresentar falhas críticas que passam despercebidas até situações extremas, como a impossibilidade de realizar ligações de emergência.
O caso veio à tona pouco depois de várias operadoras australianas, incluindo Vodafone/TPG, Optus e Telstra, alertarem seus clientes sobre o risco de continuar usando celulares antigos sem atualização. Elas informaram que, sem a atualização necessária, alguns aparelhos seriam bloqueados da rede após um mês.
Quais modelos podem ser afetados
Cerca de 50 mil dispositivos Samsung antigos podem ser bloqueados nas redes do país. Entre os modelos mencionados estão:
- Galaxy A7 (2017)
- Galaxy A5 (2017)
- Galaxy J1 (2016)
- Galaxy J3 (2016)
- Galaxy J5 (2016)
- Galaxy Note 5
- Galaxy S6, S6 Edge, S6 Edge+
- Galaxy S7 e S7 Edge
Todos eles já estão fora do período de suporte oficial, o que significa que não recebem mais atualizações de software.
Samsung também alerta usuários
A própria Samsung divulgou uma lista de aparelhos antigos que ainda recebem suporte, mas precisam de atualização imediata para garantir que consigam ligar para a emergência.
A recomendação da empresa é que usuários verifiquem urgentemente se seus dispositivos precisam do update para evitar riscos.
A tragédia da pessoa que morreu após celular desatualizado não ligar para a emergência reforça a importância de manter o celular atualizado para garantir o funcionamento básico, o que pode, literalmente, salvar vidas.
Leia também:
- Celular da Xiaomi pega fogo e deixa criança ferida
- Celular da Xiaomi sabe quando você bateu o carro e pede socorro automaticamente
- Celular que explodiu no bolso de usuária em Goiás | Saiba como se proteger
VÍDEO | Como saber se meu Samsung vai atualizar pelas informações da página Security Updates para Android
Fonte: Sam Mobile, Samsung