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Pesquisa revela que consumidores estão comprando menos smartphones

Por| 29 de Abril de 2019 às 12h53

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Apple/ Divulgação
Apple/ Divulgação

Em contrapartida ao aumento da quantidade de opções de smartphones disponíveis no mercado, o mercado parece ter perdido um pouco o apetite pela aquisição desses aparelhos. Pela primeira vez na história, o mercado mundial de smartphones apresentou declínio: em 2018, a queda nas vendas foi de 4% em relação a 2017, segundo a empresa de pesquisa Counterpoint Research.

No Brasil, entre setembro e dezembro, a retração foi de 10,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Por outro lado, a comercialização de acessórios permaneceu em alta graças ao aumento no cuidado com os aparelhos, que estão cada vez mais caros e exigem do consumidor um trato melhor com seus eletrônicos.

Um levantamento do e-commerce Gorila Shield comprova esse cenário. Segundo o estudo, 90,9% dos participantes estão satisfeitos com o smartphone e 67,4% não pensam em substitui-lo tão cedo. Mais zelosos, 84% nunca quebraram a tela do aparelho e 79% nunca deixaram cair na água.

A pesquisa foi feita com 1.106 compradores, entre novembro de 2018 e março de 2019. “Adquirir itens de proteção antes mesmo de começar a utilizar um novo celular tornou-se uma preocupação básica”, comenta Michele Martins, do marketing da Gorila. Não à toa, capas e películas lideram o ranking da loja virtual, com 8.405 e 5.788 unidades vendidas, respectivamente, no primeiro trimestre deste ano.

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Cabos, carregadores de tomada e veicular e suportes veiculares seguem na lista. Entre janeiro e março foram vendidas 3.220 unidades do cabo Tipo C e 3.020 do modelo Lightning (específico para iPhones e iPads), além de 3.071 do carregador Turbo Fast Charger, um dos carros-chefes da marca.

Boom das marcas chinesas

De acordo com a pesquisa da Gorilla Shield, houve um crescimento na participação dos smartphones chineses no mercado brasileiro. Foi possível identificar o aumento nas vendas de acessórios para modelos da Xiaomi e da Huawei, que devem alcançar números ainda mais expressivos em 2019.

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Segundo um estudo da empresa Canalys, a Xiaomi logo deve alcançar o posto de terceira empresa que mais vende celulares no Brasil, ultrapassando a Apple, caso a gigante chinesa alcance a marca de R$ 150 milhões em vendas.