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O que fazer quando o celular não quer ligar?

Por| Editado por Wallace Moté | 03 de Dezembro de 2022 às 13h00

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Pexels/Pixabay
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Aparelhos eletrônicos estão sempre suscetíveis a falhas, e com os smartphones não é diferente. Seja por erros de software, incluindo conflitos de aplicativos instalados, seja por problemas de hardware, como defeitos na bateria e até no carregador, os celulares modernos podem apresentar mau funcionamento e por vezes desligar inesperadamente ou mesmo deixar de ligar por completo. Ainda assim, nessas ocasiões, problemas mais simples como bateria descarregada podem ser os responsáveis pelas falhas.

Antes de realizar procedimentos mais avançados, incluindo levar o celular à assistência técnica, há algumas maneiras de checar se o problema realmente exige ajuda profissional, ou se um tempo na tomada e uma reinicialização podem corrigir a falha encontrada.

Force uma reinicialização

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Se repentinamente a tela deixar de acender, uma reinicialização forçada pode resolver o problema. O procedimento é simples: basta pressionar o botão de energia por 5 a 7 segundos, e o smartphone deverá ser reinicializado. Confira se a splash screen — a tela que mostra o logo da fabricante antes do celular ligar — é exibida após esse período.

Também é possível que a bateria tenha descarregado e, nesse caso, em vez de ser reiniciado, o telefone pode exibir um símbolo de bateria em vermelho, sinalizando que não há carga suficiente para ligá-lo. Nesse caso, plugue-o à tomada e deixe-o carregar por pelo menos 10 minutos, tempo em que a bateria deve recuperar energia suficiente para inicializar o aparelho.

Confira o cabo, carregador e tomada

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Nem sempre a falha pode estar no celular — algumas vezes, o problema pode estar nos acessórios utilizados para carregá-lo e até protegê-lo. Confira se o carregador e o cabo que você está utilizando estão funcionando corretamente, combinando-os a outros cabos e carregadores. Tente testar com dispositivos que já estejam ligados, para facilitar a checagem, já que o início do carregamento é mais facilmente visível quando o aparelho está em funcionamento.

Se ambos estão trabalhando corretamente, a tomada que você está tentando utilizar pode estar defeituosa. Conecte o carregador em uma tomada diferente, e insira outro dispositivo na primeira para ter certeza que ela está funcional.

Outra possibilidade é a de que capas de proteção podem estar pressionando os botões por estarem mal encaixadas, ou ainda por serem justas demais. Remova-a do celular e tente religá-lo, conferindo se o telefone retorna ao funcionamento normal.

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Cheque se a bateria está descarregada

Na ocasião da tela não exibir o símbolo de bateria ao forçar a reinicialização, é possível que não haja carga suficiente para ativar as funções básicas do dispositivo. Conecte-o a uma tomada com acessórios que estejam comprovadamente funcionando e espere por pelo menos 10 minutos, para que uma parcela significativa da bateria seja recarregada. Caso este tenha sido o problema, o celular irá ligar normalmente.

Como uma variação dessa possibilidade, smartphones que utilizam LEDs de status podem piscá-lo em vermelho para simbolizar que não há carga suficiente para iniciar o telefone. Se mesmo assim não houver sinal de funcionamento, é preciso verificar se a tela está operando adequadamente.

Veja se a tela apresenta problemas

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Se as etapas anteriores não resolverem o problema, é possível que o display esteja com algum defeito. Para confirmar, conecte o celular à tomada e deixe-o carregar por pelo menos 10 minutos. Pressione o botão de energia por 30 segundos e então espere 2 minutos, para que a inicialização completa seja concluída.

Tente fazer o telefone tocar realizando uma ligação de outro aparelho. Caso o aparelho toque, mas não acenda a tela, a recomendação é procurar por uma assistência técnica especializada, para que testes mais aprofundados sejam realizados.