Publicidade

O que é IP69 e certificação militar? Entenda quão resistente é o seu celular

Por  | 

Compartilhe:
Eric Mockaitis/Canaltech
Eric Mockaitis/Canaltech

Você provavelmente já reparou que todo celular moderno possui uma classificação IP. Essa sigla sempre vem acompanhada de um ou dois números, que estão relacionados ao grau de proteção do celular — ou seja, o quanto ele é resistente a adversidades específicas. Atualmente, alguns lançamentos são classificados com IP69 e até certificação militar — com padrão MIL-STD-810H ou 810G —, dois termos que ainda podem ser novidade para algumas pessoas.

Nesta matéria, explicamos em detalhes o que significa essas duas classificações e o que elas mudam no seu celular.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O que é IP69?

Para entender o significado de IP69, primeiro é preciso se inteirar no conceito por trás dessa tabela de proteções. IP é a sigla para Ingress Protection ou proteção de entrada, representando o grau de resistência que um dispositivo eletrônico possui contra partículas sólidas e líquidos.

Dessa forma, os números que vêm depois do IP indicam o grau de proteção contra poeira e água, respectivamente. O número 6 é o máximo que a categoria de partículas sólidas pode chegar atualmente, indicando que o celular é totalmente vedado contra poeira. Já o 9 representa o grau mais alto de proteção contra água, atestando que o dispositivo resiste a jatos de água de alta pressão e altas temperaturas

É importante frisar que o fato de um celular ter proteção IP69 não significa que ele automaticamente possui os demais graus da tabela. Cada número representa um tipo de proteção diferente, por exemplo: o IP68 indica que o celular pode ser mergulhado a uma profundidade de até 3 metros por tempo indeterminado, dentro de algumas circunstâncias específicas.

Já o IP67 seria uma versão inferior do IP68, garantindo submersão de até 1 metro por aproximadamente 30 minutos. É por isso que um único celular pode apresentar vários graus de proteção IP diferentes. 

O que é certificação militar?

Além do grau IP, existe um segundo tipo de classificação à parte conhecida apenas como certificação militaridentificada pela sigla MIL-STD-810G ou MIL-STD-810H, sendo essa última a mais recente e aprimorada. Essa categoria foi criada e introduzida no mercado pelo Departamento de Segurança dos Estados Unidos, visando estabelecer um padrão de qualidade ao submeter diferentes produtos a uma série de 29 testes.

Continua após a publicidade

Esses testes expõem o dispositivo a situações que exploram a resistência dos seus materiais e componentes ao limite. Caso seja aprovado em cada um deles, a certificação militar atesta que trata-se de um produto altamente resistente e duradouro.

Os testes em questão são direcionados para quedas, altitude, umidade, altas temperaturas e poeira. Em suma, a certificação militar serve para indicar que o celular possui uma resistência acima da média contra diferentes adversidades – e é por isso que nem todo smartphone se encaixa nesses requisitos.

Existem celulares que oferecem ambos?

Continua após a publicidade

Sim, já existem smartphones que possuem tanto proteção IP69 quanto militar, mas todos são direcionados a um nicho muito específico de “celulares indestrutíveis”. Quase 100% deles vêm de fabricantes chinesas que, no geral, não são muito populares no mercado brasileiro. Dentre eles, podemos citar o Blackview BV5200 Pro, o Doogee S88 Pro e o Doogee V. Há também uma tendência de smartphones mais "comuns" com resistência militar, como a linha Edge 60 da Motorola

No Brasil, existem apenas sete modelos de celulares que contam com proteção IP69: Realme C75, Realme 14 Pro+, Oppo Reno13 F 5G, Oppo Reno13 5G, Motorola Edge 60 Fusion, Edge 60 e Edge 60 Pro. A classificação chegou ao mercado mobile há pouco tempo, mas tende a se tornar o novo padrão no futuro próximo.

Leia mais no Canaltech:

Continua após a publicidade

Celulares À PROVA D'ÁGUA? Entenda os limites da proteção IPxx