Novo celular baratinho da Samsung terá só metade da memória do modelo anterior
Por Vinícius Moschen |

Registros recentes no Google Play Console, que lista celulares com o sistema operacional Android, mostraram que o Samsung Galaxy M17e 5G pode ter apenas 4 GB de RAM. Isso representa metade do que deve ser visto no Galaxy A07 5G, modelo que fará parte do mesmo segmento de acessíveis da marca coreana.
- Qual foi o melhor lançamento da Samsung em 2025? O que diz a equipe do Canaltech
- 6 recursos que só existem em celulares da Samsung
A redução pode ter relação com o cenário atual de crise de fornecimento de chips de RAM, em que fabricantes como Samsung, SK hynix e Micron concentram a produção em memórias voltadas para servidores de inteligência artificial, devido à maior rentabilidade desse setor.
Com isso, o M17e 5G poderia ser uma representação prática do fenômeno de "reduflação" do segmento, em que a manutenção de preços competitivos exigiria a estratégia de especificações inferiores.
Além da redução na memória RAM, essa prática pode se manifestar na substituição de chips 5G por 4G, na diminuição do armazenamento interno — passando, por exemplo, de 256 GB para 128 GB — ou na queda da capacidade da bateria, de 5.000 mAh para 4.000 mAh. Isso é referente ao mercado como um todo, não necessariamente no caso do Galaxy M17e 5G.
Analistas do setor tecnológico projetam um cenário desafiador para o consumidor no decorrer de 2026, com previsões de alta entre 10% e 15% nos custos dos componentes eletrônicos, o que deve resultar em um aumento médio global estimado em 6,9% no preço final dos smartphones.
No entanto, até o momento, não foi confirmada uma relação direta entre essa conjuntura econômica e as especificações do novo celular da Samsung. É possível que a marca pretenda apenas explorar um novo segmento em mercados específicos.
Galaxy M17e 5G está a caminho
O Galaxy M17e 5G compartilha o codinome interno "a07x" com os modelos Galaxy A07 5G e o recém-descoberto Galaxy F70e 5G. Por isso, o trio deve dividir grande parte das especificações técnicas.
Tradicionalmente, apenas os modelos da série A eram renomeados com sufixos, o que pode mudar para este ano. A nomenclatura sugere variantes classificadas como "ultra-budget", de custo mais baixo e especificações técnicas reduzidas.
Mesmo assim, o Galaxy M17e já foi identificado com o processador MediaTek Dimensity 6300 como principal componente de desempenho. Trata-se da mesma plataforma vista em celulares como o Galaxy M06 5G.
Outras características esperadas para o modelo incluem:
- Sistema operacional Android 16 com interface One UI 8;
- Seis gerações de atualizações de SO e seis anos de atualizações de segurança;
- Tela com resolução de 1.600 x 720 pixels (HD+) e densidade de pixels de 300 DPI.
- Câmera traseira dupla em um módulo vertical em formato de pílula;
- Design "Key Island", com elevação na lateral direita para os botões de volume e energia.
Embora a Samsung não tenha confirmado oficialmente a data de lançamento, as listagens em órgãos de certificação sugerem que a chegada ao mercado é iminente, com previsão para o final de janeiro ou durante o mês de fevereiro de 2026.
Vendas no Brasil não foram confirmadas. No entanto, o Galaxy A07 5G já foi certificado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o que sugere um anúncio em breve.
Leia mais no Canaltech:
- Novo celular "turbinado" da Xiaomi surge com processador inédito
- Galaxy S26 Ultra aparece com processador "limitado"; entenda
- Celular à prova d’água no mar e na piscina: o que pode dar errado?