Nokia 2.4 é o quarto modelo da HMD Global que pode ser vendido no Brasil

Por Felipe Junqueira | 05 de Outubro de 2020 às 19h30
Divulgação/Nokia
Tudo sobre

Saiba tudo sobre Nokia 2.4

Ficha técnica

A HMD Global trouxe os celulares com a marca Nokia de volta às prateleiras brasileiras no primeiro semestre de 2020, mas até agora só lançou oficialmente um modelo, o Nokia 2.3. Havia a expectativa de a empresa lançar o C2 em setembro, o que acabou não ocorrendo, mas pode ser que uma série de anúncios seja feita em breve.

É que já se somam três os modelos homologados no Sistema de Certificação e homologação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ou seja, com comércio no país autorizado. Além do citado C2 e do 5.3, também documentado há algumas semanas, o mais novo aparelho da HMD Global listado na agência brasileira é o TA-1274, que segundo a FCC (espécie de Anatel dos EUA) seria uma das quatro variantes para o Nokia 2.4, recém-anunciado globalmente.

Apenas o certificado, em si, está disponível publicamente no sistema, no qual podemos verificar, por exemplo, que o aparelho tem suporte à banda 28 do 4G, só usa o Wi-Fi na frequência de 2,4 GHz e é fornecido com um carregador de 5 W na caixa. Outra curiosidade é que, entre as unidades fabris listadas, podemos ver a fábrica da Multilaser em Extrema-MG, além de outras duas na China.

Certificado do Nokia 2.4 na Anatel, pedido pela Multilaser (Imagem: Reprodução/Captura de tela/Anatel)

Porém, isso não significa necessariamente que a Multilaser vá montar o aparelho por aqui. O Nokia 2.3 mesmo já listava o endereço mineiro em sua certificação. É uma maneira de se adiantar a um possível momento em que a HMD Global vai efetivamente começar a fabricar celulares por aqui: estão listados com tal possibilidade desde o início na Anatel. O C2 o 5.3 também citam a fábrica de Extrema no certificado.

O Nokia 2.4 foi anunciado há cerca de duas semanas, junto com o Nokia 3.4. O modelo já homologado na Anatel tem tela de 6.5 polegadas com resolução HD, plataforma Helio P22, com processador octa-core de 2 Ghz, opções com 2 GB ou 3 GB de memória RAM, 32 GB ou 64 GB de armazenamento e bateria de 4.500 mAh. O preço sugerido na Europa é de 119 euros, o equivalente a R$ 780 em conversão direta, sem considerar impostos.

Sempre bom reforçar que a certificação de um produto na Anatel não é garantia de que ele será comercializado oficialmente no país, mas é um passo obrigatório para isso.

Nokia 2.4: ficha técnica

  • Tela: IPS LCD de 6,5 polegadas, resolução HD (720 x 1600 pixels), aspecto 20:9, notch em gota;
  • Chipset: MediaTek Helio P22, com processador octa-core de 2 GHz;
  • Memória RAM: 2 GB ou 3 GB;
  • Armazenamento interno: 32 GB ou 64 GB expansíveis via cartão micro SD de até 512 GB;
  • Câmera traseira: 13 MP (principal) + 2 MP (profundidade);
  • Câmera frontal: 5 MP;
  • Dimensões: 165,85 x 76,30 x 8,69 mm;
  • Peso: 189 gramas;
  • Bateria: 4.500 mAh;
  • Extras: botão dedicado ao Google Assistente, leitor de digitais na traseira, IPX2, rádio FM, Dual SIM, conector de 3,5 mm, NFC, Bluetooth;
  • Cores disponíveis: Dusk (lilás), Charcoal (cinza) e Fjord (azul);
  • Sistema operacional: Android 10 com atualização para o Android 11 garantida.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.