Publicidade

Nokia 1.4 é o mais novo baratinho com Android Go e câmera dupla da HMD Global

Por| 03 de Fevereiro de 2021 às 09h30

Link copiado!

Nokia
Nokia

Na manhã desta quarta-feira (3), a HMD Global lançou o Nokia 1.4, seu mais novo celular de entrada carregado com Android Go. O aparelho segue a mesma linha do seu antecessor, o Nokia 1.3: construção em plástico, frente com bordas evidentes para o display e corte em formato de gota para a câmera frontal, mas adiciona à fórmula um conjunto duplo de câmeras e uma bateria de 4.000 mAh.

O Nokia 1.4 roda Android 10 Go direto de fábrica — aquela versão do sistema mais econômica, para celulares de baixa performance. Contudo, ele ainda tenta acompanhar os outros lançamentos da fabricante pelo menos em seu visual. A composição inclui corpo construído em plástico único para a traseira e lateral, que também dá espaço para um módulo de câmeras que o deixa com identidade visual àquela adotada no irmão maior Nokia 5.4.

Na frente, o display é aprimorado e ganha 6,51 polegadas de área em resolução HD+, que só perde espaço para as bordas grossas das laterais, corte superior para a câmera frontal e logo da Nokia na parte inferior. Nesse caso, para economizar, a marca incluiu uma película protetora já aplicada de fábrica, poupando o bolso do usuário na hora de proteger o aparelho.

Continua após a publicidade

Em desempenho, o Nokia 1.4 é equipado com o chipset Qualcomm Snapdragon 215, combinado com variações que vão de 1, 2 ou 3 GB de RAM e, respectivamente, armazenamento interno de 16, 32 ou 64 GB (expansíveis por cartão microSD para até 128 GB). Curiosamente, é o mesmo chip utilizado no seu antecessor — contudo, o aumento de RAM nas variantes mais caras é uma adição valiosa para a longevidade do dispositivo.

O Android 10 Go é significativamente mais “enxuto” que sua versão padrão, limitando o usuário ao uso de aplicativos do Google de tamanho reduzidos — Maps, Gmail, YouTube, Agenda, Files e outros. Dessa forma, o sistema é menos exigente e, se tiver sua proposta respeitada, pode entregar anos de uso confortável.

A atualização também traz aprimoramentos de bateria: os 3.000 mAh do Nokia 1.3 dá espaço para uma bateria de 4.000 mAh não removível e recarregada pela sua entrada microUSB — provavelmente adotada para reduzir custos. O corpo do aparelho também inclui a saudosa entrada para fone de ouvido convencional.

Continua após a publicidade

Câmeras duplas em um celular barato

Seguindo a tendência do mercado de incluir mais sensores em um mesmo aparelho, o Nokia 1.4 conta com três câmeras: sensor traseiro principal de 8 MP, secundário de 2 MP para macros e frontal de 5 MP. Não espere fotos belíssimas desse aparelho, mas a soma das lentes aumenta o potencial do dispositivo, ainda mais junto do flash LED estacionado no centro do módulo traseiro.

Por dentro, o software que toma conta do processamento de fotografias é o Google Camera Go. O app é mais simples, mas garante a captura de fotografias com filtros modernos, como “Modo Retrato”, visão noturna e outras modificações interessantes. No geral, elas não vão devem ir além da capacidade natural dos sensores, mas o cuidado direto do Google promete um pouquinho mais de zelo nas capturas.

Continua após a publicidade

Não menos importante, o Nokia 1.4 conta com leitor de digitais colocado na parte de trás (logo abaixo das câmeras) — uma importante adição para segurança quando comparada ao desbloqueio facial baseado em software do Nokia 1.3 — e botão exclusivo para solicitações no Google Assistente.

Disponibilidade

No anúncio, a HMD Global indicou lançamento do Nokia 1.4 para algum momento de março deste ano, custando inicialmente 99 euros (R$ 640 em conversão direta). O celular de entrada terá versões Dual SIM, mas os modelos destinados ao mercado estadunidense e latino-americano serão para um único chip.

Em contato com representantes nacionais da HMD Global, a marca afirmou que está atenta ao público brasileiro e espera "continuar levando a experiência Nokia para mais pessoas". Segundo a empresa, o Brasil é um mercado prioritário na estratégia de negócios, e que logo daria maiores informações sobre os recentes lançamentos da marca por aqui; sem dar qualquer previsão para o lançamento do aparelho.

Continua após a publicidade

Nokia 1.4: ficha técnica

  • Tela: 6,51 polegadas, resolução HD+;
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 215;
  • Memória RAM: 1 GB, 2 GB ou 3 GB;
  • Armazenamento interno: 16 GB, 32 GB ou 64 GB expansíveis via microSD (até 128 GB);
  • Câmera traseira: dupla de 8 MP + 2 MP (macro);
  • Câmera frontal: 5 MP;
  • Dimensões: 166x77x9 mm;
  • Peso: 178 gramas;
  • Bateria: 4.000 mAh com carregamento via MicroUSB;
  • Extras: leitor de impressão digital, botão dedicado para o Google Assistente, atualização para Android 11 Go garantida;
  • Cores: Fjord (azul), Charcoal (cinza escuro), Dusk (roxo);
  • Sistema operacional: Android 10 Go.

Fonte: Nokia