Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NFC será capaz de recarregar acessórios sem fio

Por| 06 de Maio de 2020 às 14h00

Link copiado!

NFC será capaz de recarregar acessórios sem fio
NFC será capaz de recarregar acessórios sem fio

O NFC Forum, associação que define os padrões do sistema de comunicação NFC (comunicação por campo de proximidade, em português), anunciou uma nova especificação para recarga sem fio. Quando adotado pelos aparelhos, o recurso poderá ser usado para recarregar a bateria de um outro dispositivo ou acessório.

Batizada de WLC, a extensão do NFC permite usar uma única antena para comunicação e recarga. O porém é que a taxa de recarga é de apenas um watt, mas, segundo o NFC Forum, isso é suficiente para aparelhos como relógios, pulseiras inteligentes, fones de ouvido e canetas para tablets.

Como referência, alguns carregadores sem fio – que utilizam outro protocolo, o Qi – são capazes de alcançar uma taxa de recarga de 40 W. Alguns celulares topo de linha passaram a incluir ainda a opção de carregamento reverso, caso do Galaxy S10, que consegue recarregar outro aparelho a 9 W.

Continua após a publicidade

Um dos avanços que a tecnologia pode trazer é o desenvolvimento de dispositivos ainda mais resistentes a água e poeira, dispensando o uso de conectores e fios. O sistema NFC já faz uma (pequena) transferência de energia em cada conexão, mas a nova especificação pode simplificar a construção dos acessórios listados.

Fonte: NFC