Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Motorola Solutions apresenta rádio inteligente que traz recursos de smartphones

Por| 23 de Fevereiro de 2021 às 13h35

Link copiado!

Divulgação / Motorola Solutions
Divulgação / Motorola Solutions
Tudo sobre Motorola

Companhia da Motorola voltada para soluções corporativas, a Motorola Solutions apresentou nesta terça-feira (23) o MOTOTRBO Ion, Trata-se de um rádio inteligente, que agrega recursos de smartphones, integrando voz, dados em banda larga, recursos multimídia e aplicativos.

Voltado especificamente para ambientes empresariais diversos, como indústrias de manufatura, transporte, logística e serviços que dependem de mobilidade das equipes, o MOTOTRBO Ion permite que o usuário consiga coordenar times e realizar funções múltiplas a partir de um único aparelho. Do seu "lado smartphone", o dispositivo tem sistema operacional Android, tela touchscreen de 4 polegadas com resolução FullHD, 32 GB de memória interna (expansível até 128GB via cartão microSD), câmera de 13 megapixels com capacidade de videochamadas e função de scanner de código de barras, Bluetooth e compatibilidade com redes Wi-Fi de 2.4GHz e 5GHz.

Já do seu "lado rádio", o MOTOTRBO Ion foi projetado especificamente para uma variedade de ambientes empresariais. Ele conta com microfone triplo, dimensionamento dos alto-falantes e a engenharia de áudio que possibilita a supressão de ruídos, como, por exemplo, o cancelamento de ruídos de vento e outros ambientes ruidosos.

Continua após a publicidade

O rádio inteligente MOTOTRBO Ion opera no padrão de rádio móvel digital (DMR), Wi-Fi, 3G, LTE/4G público e redes privadas de banda larga. Ele foi projetado para auxiliar nas buscas de materiais, rastreamento, emissão de tickets, digitalização e colaboração para aumentar a produtividade. O Ion permite, por exemplo, que funcionários de um aeroporto coordenem o fluxo de passageiros de forma segura e eficiente, que os motoristas de caminhões recebam informações vitais de rotas através de tíquetes de trabalho digitais e que o pessoal de segurança transmita vídeo de alta definição em operações portuárias ou de mineração.

Além disso, por se tratar de um dispositivo voltado para indústria pesada, o modelo suporta condições adversas e a exposição ao pó, água (até 2 metros de profundidade, durante duas horas) e múltiplas quedas (certificação IP68). Sua tela é feita ainda com Gorilla Glass, o que o torna resistente à arranhões. O MOTOTRBO Ion inclui ainda programação e aprovisionamento baseados em nuvem, atualização remota e monitoramento de outros aparelhos em tempo real, além de monitoramento da presença de malwares, autenticação de firmware e criptografia de dados.

Migração, incentivos e preço

Continua após a publicidade

Na coletiva de lançamento do MOTOTRBO Ion, Luis Rocha, diretor de canais da Motorola Solutions Brasil, explicou que a migração dos rádios para plataformas digitais já é uma tendência entre as empresas que fazem uso desse tipo de dispositivo.

"A grande vantagem do MOTOTRBO Ion é permitir que o profissional realize as mais diversas funções em seu dia a dia sem precisar de diversos dispositivos para isso", explica. "Antes, ele precisava de um rádio para se comunicar com a equipe, um smartphone para executar um aplicativo ou um tablet para uma tarefa mais complexa. Agora, ele pode fazer tudo isso em um único aparelho que, além de tudo, mantém sua performance mesmo em ambientes mais inóspitos". 

Rocha explicou que a aquisição do MOTOTRBO Ion se dará pelos canais tradicionais que a Motorola Solutions já utiliza para venda de seus modelos anteriores de rádio - que não serão fabricandos no Brasil, pelo menos, inicialmente. Ele afirmou também que a empresa terá incentivos para que clientes da companhia que já utilizam seus modelos antigos de rádio migrem para o MOTOTRBO Ion. Entre as vantagens está o não pagamento dos custos de implementação do novo modelo no ecossistema da empresa.

A Motorola Solutions não divulgou o preço do MOTOTRBO Ion, mas Luís Rocha explicou que será cobrado "o valor de dois produtos combinados: rádio e smartphone". Considerando essa estratégia e que se trata de um modelo high end na linha de produtos da companhia, logo, é de se esperar que o dispositivo seja comercializado a um valor maior do que os antecessores do aparelho.