Publicidade

Motorola Moto G14 chega ao Brasil com grande bateria e preço baixo

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
(Imagem: Reprodução/Motorola)
(Imagem: Reprodução/Motorola)

Quase um mês depois de apresentá-lo globalmente, a Motorola lançou de surpresa no Brasil nesta terça-feira (29) o Moto G14, celular básico da companhia que busca se destacar pelo design refinado e alguns recursos robustos. Além de uma bateria generosa, que deve entregar boa autonomia graças ao processamento modesto, o dispositivo traz som estéreo, porta para fones de ouvido e espaço para expansão de armazenamento.

O novo celular da Motorola vem equipado com processador Unisoc T616, o mesmo visto em rivais como o Realme C35, acompanhado de 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento. A boa notícia para quem gosta de salvar muitos arquivos no telefone é que há suporte a cartões Micro SD de até 1 TB, sem ser necessário abrir mão do segundo chip SIM — a marca utilizou uma gaveta híbrida no dispositivo.

Bastante simples, a tela de 6,5 polegadas possui painel IPS LCD, resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels e taxa de atualização de 60 Hz, mas é complementada por um sistema de som estéreo — algo raro, para não dizer inexistente, na categoria. A dupla de speakers promete uma experiência mais agradável ao assistir filmes e séries ou jogar, e há ainda conector P2 para fones de ouvido, outro aspecto que deixou de ser uma certeza em smartphones modernos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O Moto G14 também tenta chamar atenção pelo conjunto de câmeras, com destaque para o sensor principal de 50 MP, que em teoria deve fornecer imagens mais nítidas, mesmo que a resolução final caia para 12 MP — os pixels são combinados para que mais luz seja registrada e a qualidade final fique mais equilibrada. Temos ainda uma lente de selfies de 8 MP e uma lente macro de 2 MP, para captura de objetos pequenos.

A Motorola busca chamar atenção pelo design do lançamento, uma evolução do visual empregado no Moto G13. As laterais são retas e o módulo de câmeras está mais compacto, enquanto o furo centralizado para a lente frontal é uma melhoria notável. Mais importante, o acabamento foi refinado e, além da opção de cor grafite com tom espelhado fosco, o Brasil recebe a versão em lilás, que embarca traseira em material que imita couro para deixar o celular com uma cara mais premium.

Também houve capricho na bateria, com capacidade de 5.000 mAh, quantia generosa considerando o hardware. O modelo brasileiro conta com o limite mais alto de carregamento, de 20 W, estando o adaptador compatível incluso na caixa.

No mais, o Moto G14 possui conectividade 4G, Wi-Fi 5 Dual Band, Bluetooth 5.0, leitor de digitais integrado ao botão de energia na lateral e Android 13 de fábrica — duas ausências importantes incluem NFC, não sendo possível realizar pagamentos por aproximação com o aparelho, e o cronograma de atualizações, que devem ser limitadas a updates de segurança considerando o histórico da empresa.

Preço e disponibilidade

O Motorola Moto G14 já está disponível no site oficial da marca e nas principais varejistas do Brasil, com preço sugerido que parte de R$ 1.099. Usuários que decidirem comprar o aparelho à vista recebem um desconto, desembolsando apenas R$ 989.

Continua após a publicidade

Motorola Moto G14: ficha técnica

  • Tela: IPS LCD de 6,5 polegadas, resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, taxa de atualização de 60 Hz
  • Processador: Unisoc T616
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento: 128 GB
  • Câmera traseira: 50 MP (Principal, f/1.8) + 2 MP (Macro, f/2.4)
  • Câmera frontal: 8 MP (f/2.0)
  • Dimensões: 161,5 x 73,8 x 8 mm
  • Peso: 177 g
  • Bateria: 5.000 mAh com recarga rápida de 20 W
  • Extras: 4G, Wi-Fi 5 Dual Band, Bluetooth 5.0, leitor de digitais na lateral, slot para MicroSD, som estéreo, conector P2
  • Cores disponíveis: grafite e lilás
  • Sistema operacional: Android 13