Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Moto G200: principais problemas e soluções

Por| Editado por Léo Müller | 30 de Março de 2022 às 13h42

Link copiado!

Eric Mockaitis
Eric Mockaitis

É verdade que o Motorola Moto G200 chegou faz pouco tempo no mercado. Porém, ele não é livre de defeitos. Por isso, elencamos os principais relatos de problemas e trouxemos também algumas possíveis soluções para ajudar você que comprou um aparelho problemático.

O Moto G200 é um celular intermediário premium, ou seja, vem com muitos recursos e um acabamento diferenciado. Dessa forma, quem busca um modelo desse nível não quer problemas, mas nem sempre é o caso.

Alguns dos defeitos foram relatados para nós através de uma enquete realizada no nosso IInstagram. Então, se quiser participar das próximas, não deixe de seguir @canaltech.

Para montarmos a lista, separamos os principais erros em categorias. São elas: tela, carregamento, interface e câmera. Assim, fica mais claro e prático para encontrar a solução desejada.

Continua após a publicidade

Problema na tela do Moto G200

O display do Moto G200 é bastante diferenciado e se destaca por conta das altas taxas de atualização. Além disso, conta com HDR10 e Full HD+, tornando-se excelente para consumo de mídia nas suas generosas 6,8 polegadas.

É importante lembrar que muitas falhas podem acontecer pelo mesmo motivo, seja uma queda ou bug de sistema. Por isso, sempre fica a recomendação de utilizar capinhas e películas que podem dar uma proteção a mais para seu aparelho.

Continua após a publicidade

Entre as principais falhas relatadas por usuários do Moto G200 na sua tela, temos “tela bloqueada”, não ligar, não responder, “sobreposição de tela detectada” e, obviamente, trincos, rachaduras e pixels quebrados.

Antes de pensar em consertar ou mandar para assistência técnica, o ideal é conferir a tela para se certificar de que não há rachaduras ou trincos que podem estar comprometendo seu funcionamento.

A partir disso, caso tenha película, também é interessante removê-la, pois ela pode causar alguns probleminhas na detecção de toque. Isso é devido ao tempo de uso e desgaste.

Outro ponto importante para se cuidar é a memória RAM, ela é responsável por rodar os aplicativos no seu celular. Assim sendo, se estiver muito atarefada de funções, pode comprometer o funcionamento adequado do aparelho, inclusive da tela.

Continua após a publicidade

Soluções para tela do Moto G200

Partindo para soluções mais práticas, você pode tentar reiniciar o celular algumas vezes para restabelecer as funções básicas. Verifique os aplicativos instalados ou que estão rodando em segundo plano. Às vezes, alguns deles podem causar bugs.

No caso da "sobreposição de tela”, é necessário ir até Configurações - Aplicativos e desligar a opção “sobreposição de tela”.

Por fim, você ainda pode tentar soluções mais técnicas. É o caso de restaurar o aparelho para as configurações de fábrica. Quando a tela não responde aos toques, você pode usar um mouse USB com adaptador para conseguir acessar o celular e fazer essa restauração.

Continua após a publicidade

Lembrando que um bom cuidado nunca é demais, sendo que os principais problemas de tela decorrem de mau uso. Por isso, procure sempre deixá-lo descansando em locais próprios como mesa, escrivaninha e nunca no sofá, bancos e lugares que não fique muito visível.

Moto G200 esquentando

O superaquecimento pode se dar por diversas razões. Por conta disso, vamos listar as principais, para que você evite essa questão. Um aparelho superaquecido pode comprometer todos seus componentes e até levar à perda total.

Quando estiver carregando, não deixe seu celular em locais que impeçam a dissipação do calor natural gerado pela recarga.. Evite deixar o aparelho em sofás, camas, travesseiros e almofadas.

Continua após a publicidade

Além de prevenir o superaquecimento com esses cuidados, você ainda minimiza danos em caso de incêndio, já que esses ambientes citados são notoriamente inflamáveis.

Em algumas situações mais extremas, o ideal é remover a capinha, inclusive. Assim, facilita a dispersão do calor. Procure ainda sempre usar carregadores originais, pois eles seguem as normas estabelecidas pelas fabricantes, o que garante que não abusem de potências ou correntes que o celular não dá conta.

Evite ficar usando o celular quando estiver carregando. Isso significa mais aquecimento, visto que ele começará a processar os aplicativos e funções que estiverem rodando. Se precisar fazer uma ligação urgente, retire do carregador e use o aparelho.

Se você continuar experimentado superaquecimento no seu Moto G200, não hesite em levá-lo a uma assistência autorizada da Motorola. Caso tenha comprado pela internet e recebido o modelo em casa há menos de sete dias, é possível fazer a devolução da unidade e receber um reembolso total, seguindo o princípio do arrependimento garantido pelo Código de Defesa do Consumidor.

Continua após a publicidade

Bugs na interface do Moto G200

A fim da verdade, praticamente todo sistema operacional passa por um bug ou outro, por mais que tenha o melhor processamento e interface otimizada. Inclusive, grandes modelos como iPhones ou Galaxys S também estão sujeitos a eventuais bugs.

Porém, a situação é um pouco mais séria quando esse erro se torna persistente e começa a dificultar e atrapalhar na navegação do celular. Isso também pode acontecer com o Moto G200, segundo relatos de usuários descrevendo travamentos constantes e lag.

Aparelho sobrecarregado

Continua após a publicidade

Três motivos para explicar isso podem estar correlacionados, são eles: idade do aparelho, quantidade de armazenamento interno e memória RAM. Isso porque, com o passar do tempo, o smartphone começa a acumular mais e mais arquivos, restando cada vez menos armazenamento.

Por outro lado, os aplicativos recebem atualização para se manterem funcionais, e, em um aparelho com mais idade e pouca RAM, os componentes não conseguem mais rodar tão bem as aplicações. Por isso, dizemos que celulares são um bem finito, ou seja, é preciso trocar de tempos em tempos.

Malware e vírus no Moto G200

Contudo, outro fator pode comprometer a usabilidade das interfaces, e, esse sim, é bastante perigoso quando negligenciado. Estamos falando dos malwares. Basicamente, são programas danosos que podem infectar seu Moto G200.

Continua após a publicidade

Além de comprometer seu uso, eles podem prejudicar a segurança de seus dados. Isso porque não se sabe tudo o que eles podem causar no celular, e, por vezes, os travamentos são o menor dos problemas.

Por isso, é importante sempre ficar muito atento ao baixar arquivos de sites ou pessoas desconhecidas, já que podem estar contaminadas.

Se estiver suspeitando de malwares, recomendamos passar um antivírus no aparelho. Busque na Play Store opções confiáveis e que consigam detectar diversas ameaças. Assim, você garante que eliminou toda a “infecção”.

Problema na câmera do Moto G200

Continua após a publicidade

As câmeras são um componente bastante sensível em qualquer celular. Desse modo, sempre tenha um cuidado redobrado com elas. Afinal, qualquer risquinho nas lentes compromete toda a qualidade das fotos, e é bem caro substituir esses componentes — isso quando é possível.

Entretanto, existem casos no Moto G200 em que o aplicativo está com problemas. Nessa hora, podemos listar algumas ocorrências que mais acontecem. “Lixeira cheia”, “câmera ocupada” ou um erro com vários números que exige fechar e abrir o app de câmera.

“Lixeira cheia”

Continua após a publicidade

No primeiro caso, basta esvaziar e apagar alguns arquivos da lixeira para voltar a capturar imagens ou gravações. Certifique-se de sempre fazer algumas varreduras, de tempos em tempos, no celular para apagar arquivos mais antigos.

Para isso, basta entrar no aplicativo da câmera, selecionar as três linhas horizontais, depois clicar em lixeira. Nessa área, clique nos três pontinhos e, então, na opção “esvaziar lixeira”.

Câmera ocupada

Na situação de aparecer um aviso “câmera ocupada”, é preciso limpar o cache e os dados do aplicativo. Para fazer isso, basta pressionar e segurar alguns segundos no ícone do aplicativo. Após isso, toque no símbolo “i” (informações), selecione a opção “armazenamento e cache” -> limpar ou apagar dados.

Câmera não abre em outros aplicativos

Por fim, caso a câmera não esteja abrindo em outros aplicativos, como é o caso de Instagram, Whatsapp ou Facebook, você precisa mudar as permissões de acessibilidade. Basta abrir as Configurações -> Apps e notificações -> Avançado -> Permissões de gerenciamento -> Câmera. Neste local, você define quais outras aplicações podem acessar a sua câmera ou não.

Erro na câmera

Se, ao abrir o aplicativo, você se deparar com um erro classificado com números seriais (por exemplo: 03400001), o ideal é procurar uma assistência técnica especializada ou acionar a garantia do seu Moto G200, se ainda estiver coberto. Nesse caso, realmente não há muitas soluções caseiras.