Mas já? Galaxy S27 Ultra ganha detalhes de câmera com sensor melhorado
Por Vinícius Moschen |

A linha Galaxy S26 sequer foi lançada até o momento, mas rumores publicados pelo perfil @UniverseIce já falam sobre as câmeras do sucessor Galaxy S27 Ultra. O modelo pode ser lançado com sensores atualizados pela primeira vez em anos, especialmente no conjunto óptico principal.
- 5 dicas para tirar fotos noturnas melhores em qualquer celular
- Qual celular tira as melhores fotos? Veja a escolha da equipe Canaltech
De acordo com a postagem, a Samsung deve implementar um novo sensor ISOCELL S5KHP6 (ou simplesmente HP6) na câmera principal. Apesar de manter a resolução em 200 MP e as dimensões de 1/1,3 polegada, ele deve trazer uma série de tecnologias superiores.
As melhorias esperadas incluem o aumento da velocidade de processamento e na saída de imagem, além de um mecanismo semelhante ao "global shutter".
Na prática, a tecnologia permite a captura da cena inteira de forma simultânea, o que visa eliminar distorções de movimento típicas das câmeras com rolling shutter, em que a foto é registrada linha a linha horizontalmente.
O novo sensor feito “em casa” chegaria como uma opção alternativa ao Sony LYT-901 de 1/1,12 polegada, que a Samsung teria cogitado no passado. No entanto, restrições orçamentárias teriam levado a empresa a adotar o ISOCELL.
No entanto, a manutenção do sensor de 1/1,3 polegada pode manter a Samsung em uma posição inferior em relação aos concorrentes chineses, como Xiaomi e Oppo, que já adotam sensores de 1 polegada em suas variantes de topo de linha.
Galaxy S27 Ultra deve trazer outras novidades de câmeras
Para além da câmera principal, o Galaxy S27 Ultra deve receber atualizações em quase todo o seu conjunto fotográfico.
A câmera ultrawide deve ser equipada com um novo sensor aprimorado, assim como a frontal. No entanto, a ultrawide pode manter características mais próximas do que já é conhecido.
Foi dito ainda que a Samsung pode trazer de volta o sistema de abertura variável, implementado em gerações antigas da linha Galaxy S.
O modo de abertura dupla permitiria ao dispositivo alternar entre aberturas estreitas e amplas, o que facilita a adaptação do sensor a diferentes condições de iluminação e controle da profundidade de campo.
Outra funcionalidade em fase de testes é o modo de captura de 24 MP, acessível via o recurso Camera Assistant. Essa tecnologia busca equilibrar o detalhamento de altas resoluções com a sensibilidade luminosa obtida por meio do processo de pixel binning.
Além disso, o dispositivo pode ganhar um scanner biométrico de "rosto total", projetado para ser resistente a tentativas de falsificação em momentos de desbloqueio do celular ou autenticações diversas.
O Galaxy S26 Ultra, com lançamento esperado para fevereiro, não deve apresentar saltos tecnológicos expressivos em suas lentes. Mesmo assim, o modelo pode trazer um visual repensado, além de um novo processador Snapdragon.
Leia mais no Canaltech:
- Concurso de fotografia da Anatel dará R$ 18 mil em prêmios
- Motorola Signature supera Google Pixel 10 Pro XL em teste de câmera; entenda
- Apple ultrapassa Samsung e se torna maior fabricante de celulares do mundo