Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Loop LiquidCool da Xiaomi promete gelar ainda mais celulares “estressados”

Por| Editado por Wallace Moté | 05 de Novembro de 2021 às 11h10

Link copiado!

Reprodução/Youtube/Xiaomi
Reprodução/Youtube/Xiaomi
Tudo sobre Xiaomi

Um celular potente pode acabar impondo certo estresse ao processador. E sabemos que cada vez mais os smartphones chegam em corpos compactos, o que significa que o sistema de dissipação de calor precisa ser efetivo para oferecer o melhor resultado possível ocupando o menor espaço disponível.

Visando melhorar seus aparelhos nesta área, a Xiaomi está anunciando a criação de um novo sistema de resfriamento líquido para os SoCs. O chamado Loop LiquidCool seria baseado em técnicas da indústria aeroespacial, e segundo material promocional da empresa, alcança resultados expressivos.

Continua após a publicidade

O sistema atrai o agente de resfriamento diretamente para a fonte de calor, o evapora, e então esse gás segue fluxo para uma área fria para nova condensação que reinicia o seu loop.

O diferencial do Loop LiquidCool seria contar com canais separados para trânsito de liquidos e gases. Assim, eles não se obstruem e fluem mais rapidamente pelo sistema. Ou seja, navegam mais rapidamente entre as etapas do circuito, permitindo 30% menos resistência ao fluxo dos gases e ganhos de até 100% em transferência de calor.

Isso se tornou possível graças ao design de anéis do dissipador. Uma válvula da Tesla é utilizada no circuito e o design consegue bloquear a navegação do material gasoso pelo canal do material liquido.

Em um teste divulgado pela marca, o protótipo conseguiu trabalhar com games mantendo uma temperatura 5º C inferior em relação a modelos já lançados. A tecnologia é promissora, e a Xiaomi tem grandes planos para ela.

Continua após a publicidade

Celulares mais finos

Outra vantagem alardeada pela Xiaomi é que o sistema Loop LiquidCool é extremamente compacto e com isso poderá ser embutido em mais celulares que os atuais componentes de evaporação líquida.

A empresa também cita vantagens como a possibilidade de ampliar tamanho de baterias e tornar os smartphones ainda mais finos. Resta saber se isso tudo é apenas promessa ou se será efetivamente implementado em um futuro próximo.

Continua após a publicidade

Apesar de já estar divulgando a novidade, ela só deverá chegar a partir do segundo semestre de 2022. Quem sabe a eventual linha Redmi Note 13 conte com essa novidade, considerando os avanços para entregar recarga cada vez mais rápida e desempenho cada vez mais robusto nos intermediários. Além disso, certamente esse é um sistema que poderia potencializar os celulares gamers da empresa.

Fonte: Xiaomi, Gizmochina