Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPhones XR e XS terão suporte à gravação com mais de uma câmera do iPhone 11

Por| 16 de Setembro de 2019 às 20h50

Link copiado!

iPhones XR e XS terão suporte à gravação com mais de uma câmera do iPhone 11
iPhones XR e XS terão suporte à gravação com mais de uma câmera do iPhone 11

A Apple mostrou uma nova versão do Filmic Pro em execução no iPhone 11 durante seu evento anual de lançamentos na última semana. Foi uma demonstração convincente que revelou como o aplicativo era capaz de gravar com várias câmeras simultaneamente, seja com os sensores traseiro e a frontal juntos ou usando o novo trio de lentes ao mesmo tempo (dupla, no iPhone 11 normal). Mas se engana quem pensa que isso ficará restrito aos novos modelos da Maçã: as versões XS, XR e o iPad Pro de 2018 também receberão suporte a este recurso.

A gravação com várias câmeras, no entanto, depende da nova API que chegará só com o iOS 13. A Apple enfatizou que isso exigia uma reformulação significativa do pipeline de hardware de seus dispositivos, mas que as alterações necessárias foram feitas no iPhone XS, iPhone XR e os novos modelos do iPad Pro. Estas novas APIs permitem que os desenvolvedores iniciem sessões com várias lentes, apesar dos custos de desempenho e energia.

Esse ecossistema de aplicativos deve vir forte, pois a Apple anunciou a nova API em junho, o que proporcionou aos desenvolvedores o verão inteiro (inverno brasileiro) para trabalhar na incorporação do recurso aos aplicativos de câmera; por isso, não deve demorar muito para que os compradores do iPhone 11 possam começar a experimentar esses programas. A Filmic Pro, dona do app homônimo, disse que a atualização de aplicativos que tenham esse expediente das gravações simultâneas será lançada ainda este ano.

Continua após a publicidade

No entanto, a gravação com câmeras múltiplas exige muito dos smartphones e existem algumas limitações para essa funcionalidade. Para o iPhone XS e iPhone XR, por exemplo, apenas certas combinações podem ser ativadas simultaneamente. Os desenvolvedores também podem precisar usar modificadores com qualidade inferior, dependendo da quantidade de trabalho que o aplicativo deseja fazer.

Na matriz de compatibilidade divulgada pela Apple (foto abaixo), o iPhone XS pode gravar (ou tirar fotos) de maneira simultânea com a câmera traseira larga e frontal, ou da telephoto traseira e da câmera frontal, ou da telephoto traseira e a wide. A gravação com três câmeras não é suportada, pela razão óbvia: os iPhones anteriores só possuem duas.

Ainda não estão claras quais combinações de fluxos de câmeras simultâneas o iPhone 11 e o iPhone 11 Pro serão capazes de fazer. Na demonstração do Filmic, no entanto, a tela de visualização parecia mostrar feeds ao vivo de todas as quatro câmeras do iPhone 11 Pro (uma frontal e três traseiras) ao mesmo tempo.

Continua após a publicidade

A API para câmeras múltiplas é um recurso do novíssimo iOS 13, que será lançado publicamente em 19 de setembro. No entanto, o aplicativo 'Câmera', aquele nativo do iOS, não suporta diretamente a gravação de vários vídeos ao mesmo tempo; sendo assim, se você comprar um iPhone novo, terá de usar aplicativos de terceiros, em um primeiro momento, para testar isso.

Fonte: 9to5Mac