iPhones podem ficar ainda mais caros em 2026
Por Bruno Bertonzin • Editado por Léo Müller | •

Os modelos mais avançados da linha iPhone 18 podem sofrer um aumento no preço final para os consumidores, de acordo com novos rumores divulgados pelo portal chinês CTEE. A publicação diz que isso deve acontecer por conta da evolução nos chipsets usados nos celulares, que está prevista para 2026.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Novo baratinho da Motorola seria mais poderoso do que se imaginava
- iPhone nos EUA pode ficar tão caro quanto no Brasil; entenda
Atualmente, a Apple usa os processos de 3 nanômetros da TSMC em toda a linha de iPhones e, para 2026, deve inaugurar os componentes com 2 nanômetros nos supostos iPhone 18 Pro e iPhone 18 Pro Max. Apesar da evolução, isso acarretaria um acréscimo de US$ 35 por celular produzido.
É claro que, neste ponto, ainda não há nenhuma informação oficial e cada detalhe é mera especulação, mas é esperado que, para manter alguns modelos mais “acessíveis”, essa mudança afetaria apenas as edições Pro e Pro Max, enquanto os modelos mais básicos ainda usariam arquitetura de 3 nanômetros e, consequentemente, não seriam afetados pelo aumento no preço.
Apesar de o aumento no preço ser visto como um enorme ponto negativo nessa mudança, a tecnologia de 2 nanômetros da TSMC deve trazer um grande salto em desempenho e eficiência energética aos iPhones. Assim, é esperado que não só o preço suba, mas também a duração das baterias e, naturalmente, a performance geral dos aparelhos.
Como dito, até agora não há qualquer detalhe oficial sobre a linha iPhone 18, mas levando em consideração o padrão de lançamentos até agora, o chipset usado nos modelos Pro e Pro Max de 2026 deve ser batizado como Apple A20 Pro.
Além do processador, é esperado que o iPhone 18 conte com um sensor FaceID integrado abaixo do display, para diminuir ou remover completamente a Ilha Dinâmica. Outra mudança deve ser no conjunto de câmeras, que pode contar com abertura variável para aprimorar o foco e efeito de profundidade.
ASSISTA: Hora de comprar o iPhone 13 no lugar do iPhone 11?
Fonte: CTEE via Android Authority