Publicidade

iPhones novos não empolgam como antes, mostra pesquisa

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Divulgação/Apple
Divulgação/Apple
iPhone 16

Uma nova pesquisa da Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) mostra que consumidores tendem a levar mais tempo para trocar seus iPhones. O levantamento indica que os aparelhos estão mais duráveis, e as novidades apresentadas a cada ano pela Apple não se tornam atrativas o suficiente para justificar uma troca.

Em junho deste ano, apenas 33% das trocas de iPhones foram realizadas por pessoas que tinham o modelo antigo há dois anos ou menos. Para efeito de comparação, esse índice já chegou a 45% em 2022.

Além disso, a parcela de pessoas que troca iPhones após três ou mais anos de uso do anterior subiu de 23% para 34% no mesmo período.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como os dados mais recentes são anteriores ao lançamento do iPhone 16, ainda não é possível afirmar quais são os efeitos da nova geração para os consumidores.

A linha iPhone 16 foi lançada nesta semana com novidades como a chegada de um botão para operar a câmera, além da introdução de recursos de inteligência artificial por meio do Apple Intelligence.

Entretanto, é entendido que a condição do iPhone atual importa mais para a decisão de compra do que potenciais novidades apresentadas nas gerações mais recentes.

O CIRP também apontou outros fatores para o aumento da duração dos ciclos de troca do iPhone, incluindo a rejeição ao pagamento parcelado de um novo modelo, em favor de manter o aparelho atual já quitado.

Analistas também costumam associar fatores macroeconômicos, como o aumento do custo de vida e a redução na compra de itens considerados supérfluos — como um iPhone que tenha recebido mudanças sutis.

Por outro lado, operadoras de telefonia incentivam a compra de aparelhos atualizados por meio de acordos generosos, especialmente durante o advento da tecnologia5G.

Continua após a publicidade

No entanto, a conectividade móvel já se mostra consolidada em dispositivos móveis, e por isso o mercado de celulares procura novos "motores" para impulsionar as vendas. Atualmente, esse papel é atribuído à inteligência artificial (IA), além das telas dobráveis.

Fonte: CIRP