iPhones antigos ganham nova vida com capinha que troca Lightning por USB-C
Por Bruno Bertonzin • Editado por Léo Müller |

O engenheiro suíço Ken Pillonel, conhecido por criar em 2021 o primeiro iPhone com porta USB-C por meio de uma modificação, lançou agora um produto comercial que transforma a porta Lightning dos iPhones mais antigos em uma conexão USB-C funcional sem necessidade de alteração interna no celular.
- iPhone dobrável desanima engenheiros da Apple por ser “Samsung demais”
- iPhone dobrável terá tela menor que Z Fold 7, reforça vazamento
A solução, vendida como uma capinha que se encaixa ao redor do aparelho, oferece suporte ao carregamento rápido de 9V, transferência de dados para computadores e compatibilidade com Apple CarPlay. Dessa forma, modelos que ainda usam o conector Lightning podem ser atualizados para o padrão USB-C, hoje obrigatório nos modelos mais recentes da Apple.
Segundo Pillonel, o objetivo do projeto é combater a obsolescência programada, para dar mais vida útil aos dispositivos antigos e reduzir a necessidade de troca dos aparelhos apenas devido ao conector. O acessório também inclui suporte a carregamento MagSafe e uma trava magnética que permite fixação segura sem ferramentas.
Além disso, o produto reúne uma série de recursos práticos, como um compartimento extra para cartão SIM, pensado para facilitar viagens internacionais, e uma alça para transporte. Algumas funções específicas do Lightning não são suportadas pela capinha e, nesses casos, basta removê-la para utilizar esses acessórios.
Ken Pillonel já havia criado acessórios similares para AirPods e AirPods Max, que substituem a entrada Lightning por USB-C, e facilita o uso de cabos e carregadores universais entre os dispositivos Apple.
Com a chegada do acessório, donos de iPhones antigos podem modernizar seus aparelhos para o padrão USB-C de forma prática, econômica e sem a necessidade de trocar de celular.
A capinha está disponível para vários modelos de iPhones com porta Lightning, por valores entre 45 e 55 francos suíços na loja online Obsoless. No lançamento, o produto vem na cor cinza-escuro e novas opções serão oferecidas a partir de setembro.
Leia mais no Canaltech:
- Pulseira que grava tudo o que você diz agora está nas mãos da Amazon
- Novo celular acessível da Realme tem bateria gigante e resistência a água
- Galaxy S26 terá chip fabricado pela Samsung mas não seria um Exynos, diz leaker
ASSISTA: iPhone 15 com USB-C da Apple é BOM ou RUIM? O que isso REALMENTE significa
Fonte: The Verge