Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPhone 8 Plus ou XR | Qual é o melhor celular “barato” da Apple?

Por| Editado por Léo Müller | 21 de Julho de 2021 às 16h37

Link copiado!

Canaltech
Canaltech

A Apple lançou o iPhone 8 Plus e o Apple iPhone XR em 2017 e 2018, respectivamente. Não demorou muito para esses aparelhos caírem no gosto do público brasileiro, seja por terem boas configurações de câmera, ou por serem considerados os modelos mais interessantes da marca naquela época.

Entretanto, o suporte de longo prazo oferecido pela empresa para o iOS e o preço alto das versões mais recentes, faz muitos usuários ficarem de olho nos iPhones mais antigos.

Por isso, se tornou importante destacar os pontos positivos e negativos dos iPhone 8 Plus e XR para recomendar a melhor opção para compra em 2021. Sendo assim, confira qual dos dois iPhones é a melhor opção para você!

Continua após a publicidade

Design

Apesar de não serem sucessores diretos, o iPhone 8 Plus e iPhone XR possuem diferenças na parte frontal notórias entre eles, condizentes com a geração a qual cada um pertence.

O 8 Plus tem o botão Touch ID, com a função de biometria por meio da leitura de digitais, bem como para navegação no sistema. No XR, o botão do rodapé foi extinto e isso ajudou a aumentar o aproveitamento do painel frontal.

Continua após a publicidade

O iPhone 8 Plus tem um conjunto duplo, enquanto o XR tem apenas uma lente. Porém, eles têm a traseira revestida com vidro Gorilla Glass, material que dá o aspecto ainda mais premium aos aparelhos.

Ambos têm as câmeras traseiras posicionadas na mesma localização — no canto superior esquerdo, em um conjunto com o flash LED. Entretanto, a diferença está no fato do 8 Plus ter duas lentes, enquanto o XR possui apenas uma.

Quanto a peso e tamanho, o iPhone 8 Plus chegou com 158,4 x 78,1 x 7,5 mm e 202 gramas. O iPhone XR, por sua vez, apresenta 150,9 x 75,7 x 8,3 mm e 194 gramas. A respeito das cores, o 8 Plus é oferecido no Brasil em cinza espacial, prata, dourado e vermelho, enquanto o XR tem as cores preto, branco, azul, vermelho, amarelo e coral.

Continua após a publicidade

Tela

Os dois celulares representam momentos diferentes da Apple no mercado mobile, com tamanhos de tela nada parecidos. O 8 Plus tem o display de 5,5 polegadas rodeado de largas bordas, enquanto o iPhone XR, tem uma renovação com display de 6,1 polegadas e a presença do notch — elemento que abriga a câmera e sensores para desbloqueio com Face ID.

  • iPhone 8 Plus: Retina IPS LCD de 5,5 polegadas com resolução Full HD (1080 x 1920 pixels);
  • iPhone XR: Retina Líquida IPS LCD de 6,1 polegadas com resolução HD+ (828 x 1792 pixels).

O iPhone 8 Plus foi um dos últimos celulares da Apple a ter a tela sem qualquer tipo de recorte. Em contrapartida, o aproveitamento frontal era menor, com bordas exageradas. Isso influenciava no tamanho do display que a empresa conseguia colocar em seus aparelhos.

Continua após a publicidade

A tela de ambos é IPS, mas a Apple consegue entregar uma boa qualidade e brilho aos iPhones que fazem uso desse tipo de tecnologia. As cores são equilibradas, a navegabilidade entre aplicativos é fluida e eles respondem rápido ao toque.

Um ponto que pode fazer alguns se interessarem mais pelo iPhone 8 Plus é a resolução. Enquanto o modelo mais antigo tem tela em Full HD, o iPhone XR recebeu um downgrade e a qualidade do visor foi para HD+.

No uso diário, entretanto, não dá para sentir tanto a diferença. Então, é preciso pensar se vale mais ter uma resolução maior em uma tela menor ou o contrário, pois essa escolha impacta diretamente no preço.

Continua após a publicidade

Câmeras

O iPhone 8 Plus conta com duas câmeras na traseira. A secundária é telefoto e realiza capturas com zoom óptico de 2x. Em contrapartida, o iPhone XR vem apenas com uma lente na traseira, mas trouxe algumas melhorias.

O modo retrato — aquele formato de fotos com o fundo desfocado —, que está presente em ambos, é feito via software no modelo com apenas uma lente. Já versão com duas câmeras explora a secundária para que esse efeito seja realizado. Porém, o resultado da imagem em ambos os celulares é bem próximo.

  • iPhone 8 Plus: 12 MP (f/1.8, principal) + 12 MP (f/2.8, telefoto) + 7 MP (f/2.2, frontal);
  • iPhone XR: 12 MP (f/1.8, principal) + 7 MP (f/2.2, frontal).
Continua após a publicidade

Além disso, eles têm o mesmo sensor fotográfico de 12 MP e abertura f/1.8. As fotos ficam bem parecidas, diferenciando apenas o fato de o iPhone XR ter HDR automático mais competente e a iluminação das imagens feitas no contraluz é melhor.

Processador e memória

A Apple já possui um padrão de melhoria na velocidade dos iPhones a cada geração. No iPhone 8 Plus, a empresa fez uso do chipset A11 Bionic para administrar a performance do aparelho. Enquanto o XR recebeu um upgrade para o A12 Bionic, garantindo o acesso a uma renovação na tecnologia geral do hardware.

Porém, no uso prático, as diferenças de desempenho entre eles não ficam aparentes.

Continua após a publicidade

Além disso, ambos possuem 3 GB de RAM, tornando a escolha entre um deles mais uma questão de gosto do que de ganho real em velocidade.

  • iPhone 8 Plus: A11 Bionic Hexa-core (2x Monsoon + 4x Mistral), Apple GPU (3-core graphics);
  • iPhone XR: A12 Bionic Hexa-core (2x2.5 GHz Vortex + 4x1.6 GHz Tempest), Apple GPU (4-core graphics).

Bateria

O iPhone 8 Plus tem bateria de 2.691 mAh e o XR fica em 2.942 mAh, com suporte a carregamento rápido de 15 watts. Considerando que a bateria do iPhone XR recebeu um bom upgrade em relação a do 8 Plus, não surpreende que a autonomia dele seja maior.

Continua após a publicidade

No entanto, essa superioridade dependerá da maneira como cada usuário aproveita a autonomia do smartphone, pois quem joga tende a ficar menos tempo com o aparelho longe das tomadas.

Em contrapartida, quem navega mais por redes sociais e aplicativos leves consegue usar o XR durante o dia inteiro sem dificuldades. Quando se trata de modelos usados, a saúde da bateria tem um desgaste maior, e, consequentemente, o tempo de uso é reduzido.

iPhone 8 Plus ou iPhone XR: qual vale a pena?

Continua após a publicidade

O iPhone XR é um celular com tela maior, mais recursos de segurança — como face ID — e bateria com maior durabilidade. Sendo assim, ele é a opção custo-benefício ideal para compra em 2021. Seu conjunto geral que faz mais sentido para os usuários que querem usá-lo por até três anos.

A Apple já confirmou que ele receberá a atualização para o iOS 15, e, considerando o calendário atual de updates, existe a possibilidade de o software ser renovado por mais 4 gerações do sistema da empresa.

Outro ponto que justifica essa escolha é a oportunidade de ainda comprar o iPhone XR novo direto da Apple, pois o 8 Plus só pode ser adquirido em revendedoras ou a por outros usuários, em que não é garantida a presença dos acessórios originais.

E por falar nos adicionais para uso do celular da Apple, após o lançamento do iPhone 12, a empresa parou de fornecer o carregador na embalagem dos modelos mais antigos. Dessa forma, ao comprar o iPhone XR, pode ser necessário adquirir o dispositivo para carregamento separadamente.

Continua após a publicidade

Mesmo com esse ponto negativo recente, quem comprar o iPhone XR terá em mãos um ótimo celular, com boa câmera, velocidade aprimorada, segurança renovada e preço aceitável para um topo de linha tão completo.

E aí, se interessou pelo iPhone XR ou 8 Plus? Você pode ver mais detalhes sobre eles nas análises aqui do Canaltech.

iPhone 8 Plus vs iPhone XR: ficha técnica

EspecificaçõesiPhone 8 PlusiPhone XR
Tela5,5" Retina IPS LCD, Full HD6,1" Retina Líquida IPS LCD, HD+
ChipsetApple A11 BionicApple A12 Bionic
Memória RAM3 GB3 GB
Armazenamento64 GB / 128 GB / 256 GB64 GB / 128 GB / 256 GB
Câmera traseira

12 MP (Principal, f/1.8)

12 MP (Telefoto, f/2.8)

12 MP (Principal, f/1.8)
Câmera frontal7 MP (f/2.2)7 MP (f/2.2)
Bateria 2.691 mAh com carregamento rápido de 15 W2.942 mAh com carregamento rápido de 15 W
SOiOS 14.5 (atualizável ao iOS 15)iOS 14.5 (atualizável ao iOS 15)
ExtrasTouch ID, Bluetooth 5.0, NFC, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/acFace ID, Bluetooth 5.0, NFC, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac