iPhone 16 terá câmeras melhores e botão de captura; saiba o que esperar
Por Murilo Tunholi • Editado por Léo Müller |
A Apple deve implementar várias melhorias nas câmeras dos iPhones 16 e 16 Pro, segundo rumores recentes publicados em uma reportagem do AppleInsider. Há expectativa dos celulares terem sensores mais poderosos de 48 MP, assim como suporte a novos recursos de software e formatos de imagem.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Vazou tudo sobre o iPhone 16: tela, bateria, câmeras, IA e mais
Algumas das supostas melhorias serão exclusivas do iPhone 16 Pro. Desde o final de 2023, por exemplo, existe o rumor de que o modelo deve herdar a lente de zoom tetraprisma do iPhone 15 Pro Max.
Já no modelo base, a Apple deve mudar a abertura da câmera ultrawide de f/2.4 para f/2.2. Com isso, o celular poderá fazer fotos melhores à noite ou em ambientes com pouca luz. A câmera principal continuará a mesma utilizada no iPhone 15.
Segundo o AppleInsider, os iPhones 16 e 16 Plus podem ter suporte à fotografia macro pela primeira vez. Atualmente, o recurso é exclusivo dos modelos Pro e deve chegar a outras edições por meio de software.
O site ainda afirma que os iPhones 16 Pro e Pro Max vão receber uma atualização na câmera ultra grande angular, recebendo um sensor de 48 megapixels com os mesmos recursos da câmera principal.
Esse sensor terá abertura f/2.2 para captar imagens com mais qualidade em lugares escuros e suporte à fotografia ProRaw de 48 MP.
Novos formatos e vídeos em 3K
No quesito compatibilidade, a Apple vai permitir o uso de um novo formato no iPhone chamado JPEG-XL. Os demais formatos — HEIF, JPEG, HEIF Max, ProRaw e ProRAW Max — continuarão existindo.
Em vídeos, tanto o iPhone 16 Pro quanto o iPhone 16 Pro Max poderão gravar vídeos em resolução 3K a até 120 quadros por segundo, com certificação Dolby Vision.
iPhone 16 terá botão físico de captura
Todos os novos iPhones devem estrear um botão capacitivo de captura na lateral dos aparelhos. O acionador terá funções exclusivas para apps de fotografia e funcionará com programas de terceiros, além do próprio aplicativo da Apple.
Por fim, o botão de captura poderá ser pressionado até a metade para habilitar controles finos de exposição e foco, por exemplo. A foto só é feita ao clicar até o final.
Assista ao vídeo: Não compre iPhone agora!
Fonte: MacRumors.