Publicidade

iPhone 14 pode não ter BOE como fornecedora de telas OLED por conflitos

Por| Editado por Wallace Moté | 26 de Maio de 2022 às 14h56

Link copiado!

Victor Carvalho/Canaltech
Victor Carvalho/Canaltech

A fabricante chinesa de displays BOE, uma das fornecedoras de telas do iPhone 13, pode não conseguir fechar um novo acordo com a Apple para produzir displays OLED para a linha iPhone 14. Segundo o portal coreano The Elec, conflitos entre as duas companhias, decorrentes de mudanças unilaterais feitas pela BOE na fabricação, teriam levado a gigante de Cupertino a adiar uma resposta definitiva sobre o fornecimento para a nova geração do smartphone.

iPhone 14 pode não ter BOE como fornecedora de telas

Com crescimento exponencial nos últimos anos, a ponto de ser uma das primeiras a anunciar um display com taxa de atualização de 500 Hz, a BOE alcançou uma grande vitória em 2021 ao ser uma das principais fornecedoras de painéis OLED para o iPhone 13, ao lado das coreanas Samsung Display e LG Display.

Continua após a publicidade

Diante do desejo da Apple de conseguir maior independência de Samsung e LG, especulou-se que a chinesa poderia conquistar cada vez mais espaço na cadeia de suprimentos da gigante de Cupertino.

A relação teria sido abalada em fevereiro deste ano, quando a Apple descobriu que a fornecedora modificou a largura do filme de transistores (TFT) do OLED, supostamente em virtude da escassez de componentes, sem consultá-la e solicitou que a fabricação das telas fosse encerrada.

Segundo fontes da indústria, a BOE teria chegado a enviar executivos de "nível C", os chefes de departamento, para conversar com a empresa de Tim Cook, a fim de esclarecer os motivos por trás da mudança.

Continua após a publicidade

Ao que parece, a medida não foi suficiente — o The Elec relata que o ocorrido teria desencorajado a dona do iPhone a fechar um novo contrato com a fabricante chinesa. Ainda de acordo com as informações, a BOE já teria pedido aprovação para iniciar a fabricação de painéis para o iPhone 14, mas não teria recebido uma resposta clara da Apple.

Samsung e LG podem assumir a produção

O portal sul-coreano explica que a produção de painéis OLED para o iPhone 14 está previsto para começar em junho, e que a Apple planejava solicitar 30 milhões de unidades dos displays à BOE. Com a situação, o pedido seria então dividido entre as outras duas fornecedoras, Samsung e LG.

Continua após a publicidade

A primeira ficaria responsável pelos painéis de 6,1 e 6,7 polegadas do iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max, respectivamente, munidos de tecnologia LTPO, que permite que a taxa de atualização varie para poupar bateria. Já a segunda estaria responsável por parte dos painéis de 6,7 polegadas para o modelo mais poderoso, também munidos de LTPO — funcionalidade inédita entre os painéis fornecidos pela LG Display.

Fonte: The Elec, PhoneArena