Huawei volta oficialmente ao Brasil com a linha P30

Por Felipe Demartini | 26 de Março de 2019 às 10h34
Tudo sobre

Saiba tudo sobre Huawei P30

Ficha técnica

A Huawei está de malas prontas e volta ao Brasil em maio. A informação foi anunciada pela companhia nesta terça-feira (26) e o retorno acontece com dois aparelhos da linha P30, anunciados oficialmente em um evento em Paris, na França. A chegada em terras tupiniquins envolve os modelos P30 Pro e P30 Lite, este criado sob medida para o nosso mercado.

Como acontece em toda a família de dispositivos, o foco está nas imagens. Os dispositivos já foram elogiados internacionalmente pela boa qualidade fotográfica e, agora, a ideia da Huawei é que esse mesmo aspecto encante também aos brasileiros. A começar, diga-se de passagem, pelo conjunto de quatro câmeras disponíveis no P30 Pro, já citado pela Huawei como responsável por “reescrever as regras da fotografia”.

Durante o evento de hoje, a marca adiantou o que podemos esperar do aparato fotográfico do modelo. No P30 Pro está um sensor de 40 megapixels, outro 20 MP grande angular, um terceiro telefoto de 8 MP e, por fim, a câmera time-of-flight. Na parte da frente, mais uma, com 32 megapixels.

Huawei volta ao Brasil com a família P30 e seu grande foco na qualidade fotográfica (Imagem: Adriano Ponte)

Sistemas de otimização também entram em ação em toda a linha P30, com sensores criados pela própria Huawei para maximizar o trabalho com as luzes e filtros que trabalham nos pixels para alcançar o maior ISO possível. O zoom óptico é de cinco vezes, com híbrido de 10x e digital de até 50x.

Depois da foto batida, sistemas de inteligência artificial aplicam efeitos HDR nas câmeras traseiras e frontal, enquanto combinam múltiplas imagens, batidas em sucessão, para chegar ao melhor resultado possível. A Huawei promete que esse é o fim das fotos superexpostas e também daquelas com luzes de fundo exageradas. O mesmo também vale para o vídeo, com menos granulado na captura de cenas com pouca luz e maior estabilização durante movimentos ou objetos que se movem rapidamente.

Conjunto de quatro câmeras do Huawei P30 Pro é um dos segredos para o que a marca chamou de uma revolução na fotografia mobile (Imagem: Divulgação/Huawei)

Para os videomakers, há ainda um recurso que permite capturar a mesma cena de duas maneiras diferentes. Novamente utilizando o conjunto de câmeras, a família Huawei P30 é capaz de gravar uma cena aberta e, também, um close próximo do mesmo momento, uma alegria para quem quer adicionar um pouco de sofisticação às cenas registradas.

Mais detalhes sobre os modelos, incluindo as configurações e variantes que chegam ao Brasil, devem ser divulgadas nas próximas semanas. O mesmo vale para os preços, ainda não revelados pela Huawei.

Enquanto isso, lá fora

No mercado internacional, os modelos chegam em quatro variantes cada. Como dito, o P30 Lite é exclusivo do Brasil, enquanto, no exterior, a família será composta pelo P30 convencional e também pelo já citado P30 Pro, a grande menina dos olhos da Huawei.

As variações envolvem a quantidade de memória RAM, com opções de 6 GB e 8 GB, e armazenamento interno, com opções que variam entre 128 GB, 256 GB e 512 GB no caso do P30 Pro, e de 64 GB, 128 GB e 256 GB no P30 convencional. Os preços, claro, acompanham essa sequência em termos de configurações, mas, assim como no caso brasileiro, eles não foram anunciados.

No Brasil, série será composta pelos modelos P30 Pro e P30 Lite, uma variante exclusiva com especificações ainda a serem reveladas (Imagem: Adriano Ponte)

Fora das alegrias proporcionadas pelas câmeras, o Huawei P30 tem tela de 6,12 polegadas e resolução de 2340 x 1080 pixels. O processador é um Kirin 980, da HiSilicon, que atua acompanhado pela quantidade de memória RAM escolhida pelo usuário. O modelo conta com sensor de impressões digitais sob o display e uma bateria de 3.650 mAh, mas sem suporte a carregamento por indução. Em compensação, o modelo conta com saída para fones de ouvido convencionais.

Outra mudança do P30 convencional está nas câmeras, que, apesar de prometerem a qualidade extrema que é o grande foco da Huawei, aparecem em menor quantidade. O aparelho conta com um trio de sensores na parte traseira, mantendo as opções de 40 megapixels, 16 MP ultrawide e 8 MP telephoto, mas abrindo mão do sensor time-of-flight.

Já o P30 Pro remove o conector P2 e reforça seu foco em uma vida sem fios com a presença de suporte a carregadores por indução para alimentar a bateria também mais robusta que a do irmão, com 4.200 mAh. O processador é o mesmo, assim como as variantes de memória RAM, enquanto a tela é um pouco maior. O modelo traz display curvo de 6,47 polegadas e uma resolução de 2340 x 1080 pixels. Ainda, o dispositivo traz proteção contra poeira e imersão em água, com certificaçãoo IP68, enquanto o aparelho convencional é apenas resistente a tais elementos, com grau IP63.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.