Huawei volta a vender celulares no Brasil oficialmente; veja os modelos
Por Léo Müller | •

Depois de mais de cinco anos ausente do mercado brasileiro de smartphones, a Huawei anunciou nesta quinta-feira (12) seu retorno ao país com o lançamento de dois modelos dobráveis de alta tecnologia: o Mate XT ULTIMATE DESIGN e o Mate X6. O Canaltech já havia antecipado a chegada de ambos os celulares ao Brasil.
- Teste de câmeras | Huawei Mate X6 tem abertura variável e faz ótimas fotos
- Por que a Huawei construiu uma cidade tecnológica completa na China?
Mate XT: o primeiro smartphone com tela tripla dobrável
O principal destaque é o Mate XT ULTIMATE DESIGN, que se tornou o primeiro smartphone do mundo com tela que se dobra em três partes. O dispositivo pode expandir de 6,4 polegadas até 10,2 polegadas — equivalente a muitos tablets disponíveis no mercado.
O aparelho oferece três modos de uso distintos: tela simples (6,4"), dupla (7,9") e tripla (10,2"). Quando completamente aberto, o Mate XT se torna o dobrável mais fino do mundo, segundo a marca, com apenas 3,6 mm de espessura.
A tela utiliza tecnologia Huawei X-True com resolução 3K, OLED LTPO e brilho de até 1.800 nits, garantindo qualidade de imagem superior com suporte para mais de 1 bilhão de cores.
Para sustentar toda essa tecnologia, o smartphone conta com bateria de ânodo de silício de 5.600 mAh e sistema de resfriamento avançado.
Mate X6 faz fotos ótimas
O Canaltech já testou as câmeras do Mate X6, e o nosso veredicto é bastante positivo para o aparelho para fotos e vídeos. Contudo, devido aos embargos norte-americanos à Huawei, os celulares da marca não possuem Google Play Store, o que limita as possibilidades de instalação de aplicativos.
A maioria dos apps populares no Brasil precisa ser instalada no celular por fontes externas, o que é menos seguro.
O Mate X6 apresenta design mais compacto com tela externa de 6,45" e interna de 7,93". Seu diferencial está na câmera Ultra Chroma, que oferece precisão de cores 120% superior à geração anterior.
O dispositivo aposta na durabilidade com vidro Kunlun Glass de segunda geração, dobradiça multidimensional e estrutura interna de fibra de carbono.
Disponibilidade no Brasil
Os smartphones estarão disponíveis em breve, segundo a fabricante, através dos canais oficiais da Huawei na Amazon, Shopee, Mercado Livre e TikTok Shop. Ainda não há preços oficiais, mas espera-se que o Mate XT seja vendido no mercado nacional por R$ 25 mil, conforme vazamento de um anúncio na página oficial da Huawei na Shoppe.
A estratégia da Huawei foca no segmento premium, oferecendo dispositivos avançados e chamativos para competir diretamente com os principais players do mercado brasileiro de smartphones. O foco principal da Huawei por aqui é claramente a Samsung, única que vende dobráveis no "formato fold" no Brasil.
Leia mais no Canaltech
- Geladeiras da Samsung vão reconhecer pessoas da sua casa pela voz
- Samsung Galaxy Z Fold 7 ganha detalhes oficiais de IA e câmeras; confira
- Novo celular da Infinix é quase tão fino quanto S25 Edge, mas tem bateria maior