Publicidade

Huawei explica como funciona o efeito de super câmera lenta do Mate 30 Pro

Por| 25 de Setembro de 2019 às 08h40

Link copiado!

Evan Blass
Evan Blass
Huawei Mate 30 Pro

Uma das funções mais legais do Mate 30 Pro é a gravação de vídeos em super câmera lenta, pois o aparelho grava sequências de vídeo em 7.680 fps. Esse valor é 8x maior do que a função de gravação em câmera lenta de outros smartphones, que conseguem gravações em apenas 960 fps.

De acordo com o explicado por Bruce Lee, executivo da Huawei, isso é possível pela forma como o aparelho faz a captura dos vídeos. Isso porque o que o aparelho faz é capturar trechos de apenas 0,12s, que podem então ser expandidos para um vídeo de 32 segundos rodando a 30 fps.

Isso quer dizer que, nesses 0,12s em que a câmera grava a 7680 fps, são capturados ao todo 945 quadros da imagem, enquanto as câmeras que fazem gravações a 960 fps costumam capturar em média 192 quadros, já que gravam períodos de cerca de 0,2s a 960 fps. É por isso que, quando ela é estendida para reprodução em um quantidade visível pelo olho humano, o resultado final é um vídeo com um efeito de câmera lenta bem mais refinado do que a da maioria das câmeras que já estão há algum tempo no mercado.

Continua após a publicidade

Outra coisa interessante é o fato de que o sistema utiliza também um algoritmo de IA para decidir qual é o melhor momento para se iniciar a gravação de 0,12s. Isso porque o reflexo humano não é rápido o suficiente para apertar o botão exatamente no melhor momento para o início da gravação, e é para encontrar esse momento que irá otimizar o resultado final que o aparelho utiliza sua IA.

Mas tudo isso exige bastante do smartphone, e é por isso que, ao contrário do que costuma acontecer, a gravação em câmera lenta no Mate 30 Pro não é algo processado exclusivamente pela memória RAM, mas dividido também com a CPU, GPU, NPU e ISP do aparelho, que dividem a tarefa entre si, fazendo com que esse tipo de gravação não exija uma dedicação exclusiva da RAM e obrigue o usuário a fechar todos os processos. Mesmo assim, o processo ainda consome 2 GB da RAM do aparelho, então não é aconselhável deixar muitos programas rodando em segundo plano quando se utiliza a super câmera lenta.

Fonte: GSM Arena