Publicidade

HMD lança celulares básicos Nokia 6300 e 8000, ambos com 4G e sistema KaiOS

Por| 12 de Novembro de 2020 às 20h30

Link copiado!

Divulgação/Nokia
Divulgação/Nokia
Nokia 6300 4G

A Nokia aposta alto na nostalgia e é uma das poucas fabricantes que dá algum destaque aos seus celulares básicos, ou seja, aqueles que não são smartphones. Recentemente, a empresa anunciou dois novos modelos que, apesar de tudo, começam a adotar bastante características dos telefones inteligentes disponíveis no mercado.

O Nokia 6300 4G e o 8000 4G rodam o sistema operacional KaiOS e possuem design tradicional com tela que divide o espaço frontal com o teclado físico. Mas, assim como qualquer celular hoje em dia, possuem acesso à internet, aplicativos e boas especificações técnicas de hardware.

Ambos já eram esperados desde o começo do mês, e agora foram oficializados. Conheça os novos modelos da linha retrô na HMD/Nokia.

Continua após a publicidade

Nokia 6300 4G: relançamento apenas no nome

Apesar do nome, o 6300 4G pouco tem a ver com o icônico celular de 2007 da Nokia. O visual com uma placa inox não foi reaproveitado, apesar de ainda ser um aparelho bonito. De igual ao “antecessor”, o novo modelo só tem o botão power na parte de cima.

O celular tem tela de 2,4 polegadas, bateria removível de 1.500 mAh — quase o dobro do modelo original — e utiliza conector micro USB para a recarga, que não deve ser um problema já que a fabricante calcula uma média de 27 dias de standby em uma só carga. Internamente, o Nokia 6300 4G traz o Snapdragon 205, 512 MB de RAM e 4 GB de armazenamento interno. Para tirar fotos, uma câmera VGA está incluída no pacote.

Continua após a publicidade

O aparelho ainda tem conexão Wi-Fi, além de suportar o 4G, e traz GPS, Bluetooth, rádio FM, conector de fone de ouvido e espaço para dois cartões de operadora. Além do sistema KaiOS, o dispositivo já vem com YouTube, WhatsApp e Facebook instalados, além do Assistente do Google.

Nokia 8000 4G: design elegante

O segundo modelo anunciado esta semana tem design bastante elegante para quem não faz questão de um smartphone, mas ainda quer um celular bonito. O Nokia 8000 4G é elegante, com traseira tipo vidro. A tela tem 2,8 polegadas, e ele usa um Snapdragon 210, 512 MB de RAM e 4 GB de armazenamento, com bateria de 1.500 mAh que pode chegar a 28 dias em standby e aguenta mais de 3 horas em conversação no 4G.

Continua após a publicidade

Se você gosta de tirar fotos, tem uma câmera de 2 MP no Nokia 8000 4G, que ainda suporte Bluetooth, Wi-Fi, rádio FM, tem conector de fone de ouvido e pode ser usado com dois cartões de operadora. Também roda no sistema KaiOS com YouTube, Facebook e WhatsApp instalados.

Preço e disponibilidade

O Nokia 6300 4G está disponível em três cores: carvão claro, branco e verde ciano, por 49 euros na Europa (cerca de R$ 320, em conversão direta). O 8000 4G, por sua vez, pode ser comprado em branco, preto, azul e dourado por 79 euros (aproximadamente R$ 510).

Não há previsão para lançamento no Brasil. A Nokia tem um ‘dumbphone’ homologado na Anatel, o Nokia 110, que ainda não foi anunciado oficialmente por aqui.

Continua após a publicidade

Fonte: HMD Global