Harmony OS 2.0 deve ser compatível com maioria dos apps de Android
Por Diego Sousa |
Embora a Huawei tenha confirmado que disponibilizará seu sistema operacional, o Harmony OS 2.0, para desenvolvedores nesta quarta-feira (16), alguns devs já começaram a testar o SO, segundo um popular informante chinês. A versão final do sistema deve chegar a mais de 40 aparelhos a partir de 2021.
- 5 motivos para comprar os roteadores AX3 e Mesh WS5800 da Huawei
- Navegador Huawei adiciona podcast e serviço de vídeo ao feed de notícias
Em publicação no microblog Weibo nesta terça, o leaker afirma que conhece um usuário que já vem testando o Harmony OS 2.0 no celular e a interface é basicamente a mesma que a EMUI 11, dos celulares mais recentes da Huawei. No entanto, os aparelhos Android que forem substituídos pelo novo sistema devem trazer uma experiência mais suave, segundo o relato.
Além disso, aplicativos de ambos os sistemas poderão ser instalados nos celulares com Harmony OS, embora a Huawei ainda não tenha dado muitas informações sobre compatibilidade.
HarmonyOS: alternativa ao Android
Atualmente, o sistema Harmony OS já funciona em computadores, relógios inteligentes, carros elétricos e terminais domésticos automatizados. A ideia, aqui, é criar um ecossistema inteiramente conectado, sem depender de outras soluções, como o Android. Inclusive, em agosto o CEO da divisão de consumo da Huawei, Richard Yu, declarou que o SO poderá não apenas substituir o Android nos celulares, como também o Windows no PC.
Com relação ao seu pacote de serviços Huawei Mobile Services, dados da empresa afirmam que já são 2 milhões de desenvolvedores globais, um aumento de 98% em um ano, e 500 milhões de usuários ativos por vez utilizando a loja de apps AppGallery. Recentemente, o ecossistema recebeu importantes atualizações, como a adição do Petal Search e Maps, com a intenção de disputar mercado com o Google Mapas e Pesquisa do Google.
Provavelmente, a partir de amanhã devemos ter mais informações sobre o Harmony OS 2.0, quando o sistema deve ser lançado oficialmente. Continue ligado no Canaltech para não perder nenhuma novidade.
Fonte: Gizchina