Publicidade

Governo Trump critica Apple por não produzir o iPhone nos EUA: “inconcebível”

Por  | 

Compartilhe:
Bruno Bertonzin/Canaltech
Bruno Bertonzin/Canaltech

O governo Trump voltou a criticar publicamente a Apple por manter a produção do iPhone fora dos Estados Unidos. Peter Navarro, assessor de comércio da Casa Branca, afirmou em entrevista à CNBC que Tim Cook “está enrolando desde o primeiro mandato” e chamou a situação de “a novela mais longa do Vale do Silício”.

“Com todas as novas técnicas de fabricação avançada, e com a inteligência artificial, é inconcebível para mim que Tim Cook não consiga produzir iPhones em outros lugares — inclusive nos EUA”, disparou Navarro.
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O ex-presidente Donald Trump tem pressionado publicamente a Apple a sair da China e transferir a produção do iPhone para os EUA. Em maio, ele chegou a dizer que a empresa teria de pagar tarifas de 25% ou mais por fabricar fora do país. Segundo ele, “não quero que construam nada na Índia”, numa referência à expansão da Apple no país asiático.

Apesar da pressão, analistas e especialistas da cadeia de suprimentos afirmam que a mudança total da produção seria inviável — um iPhone feito nos EUA poderia custar até US$ 3.500, segundo algumas estimativas. 

Atualmente, poucos produtos da Apple são fabricados nos Estados Unidos. Recentemente, a Apple demonstrou esforço para mudar a produção do Mac Pro para uma fábrica no estado do Texas.

Além disso, a empresa afirmou recentemente que pretende investir US$ 500 bilhões nos EUA, incluindo servidores para IA. Mas, para Navarro, o ritmo é lento demais. 

Trump Phone pode ser fabricado na China

A crítica, no entanto, vem poucos dias após o próprio Trump anuciar o smartphone Trump T1 — que, segundo rumores, também seria fabricado na China. Informações obtidas pelo leaker Max Weinbach indicam que o aparelho é, na prática, um modelo chinês rebatizado: o Wingtech REVVL 7 Pro 5G, produzido em fábricas localizadas em Jiaxing, Wuxi e Kunming.

O dispositivo teria sido desenvolvido pela Wingtech, empresa com participação do governo chinês, e produzido pela Luxshare, que também é parceira da Apple. Na prática, o Trump T1 compartilha a maioria das especificações técnicas do REVVL, incluindo tela, câmeras e bateria.

Continua após a publicidade

Inicialmente, o “Trump Phone” foi anunciado com uma abordagem bem patriota, com promessa de fabricação local. Dias após, porém, o anúncio no site oficial removeu menções à fabricação nacional e deixou informações mais “vagas” na página do produto. 

Leia mais no Canaltech:

ASSISTA: iPhone 16e: por que TANTO ódio?

Continua após a publicidade

Fonte: CNBC

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*