Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pixel Fold tem detalhes de câmeras vazados em arquivos do Google

Por| Editado por Wallace Moté | 05 de Novembro de 2021 às 10h46

Link copiado!

WaqarKhanTech/LetsGoDigital
WaqarKhanTech/LetsGoDigital

Apesar de já ter apresentado a linha Pixel 6 com sensor principal Samsung GN1 de 50 MP, o Google não irá implementar o componente no seu primeiro celular dobrável. De acordo com informações divulgadas pelo portal 9to5Google, o até então chamado Pixel Fold terá equipado o Sony IMX363 de 12,2 MP, mesmo sensor visto nos modelos da marca até o Pixel 5.

Os dados foram descobertos por meio de arquivos associados com a última versão do aplicativo Google Camera, em que a palavra "Pitpit" é utilizada para fazer referência ao dobrável — em momentos anteriores, ele também recebeu o codinome "Passport", ou seja, ambos os códigos são pensados para o mesmo aparelho, com algumas mudanças pontuais que teriam sido implementadas no processo interno de desenvolvimento.

Continua após a publicidade

Ao não utilizar o melhor sensor disponível no Pixel Fold, o Google deverá seguir passos similares a outras marcas que possuem smartphones com telas flexíveis — a Samsung, por exemplo, não equipa o Galaxy Z Fold 3 com o mesmo conjunto de câmeras que é visto no Galaxy S21 Ultra, seu modelo mais robusto para fotografia até então. O principal motivo apontado para essa escolha é relacionado com a espessura dos aparelhos, já que as companhias preferem priorizar um aparelho com dimensões mais finas quando não está dobrado, especialmente no módulo de câmeras.

Com isso, o Google opta por utilizar componentes que já conhece de gerações anteriores, para otimizar de forma mais eficiente os recursos de software. A companhia utiliza esse sensor Sony IMX363 desde o Pixel 3, e confiou na alta qualidade do processamento das imagens para mantê-lo desde 2018, em três gerações de seu celular.

Porém, o Pixel Fold poderá ter o Sony IMX386 de 12 MP para a câmera ultrawide, mesmo sensor que é equipado na linha Pixel 6. Dentro dos códigos descobertos, existe uma referência dessa câmera em união com a palavra "folded", indicando que possivelmente as fotos com grande campo de visão só poderão ser capturadas quando o aparelho estiver fechado.

Continua após a publicidade

O celular dobrável ainda deve ter mais dois sensores Sony IMX355 de 8 MP para selfies — o mesmo do Google Pixel 6, mas não do Google Pixel 6 Pro —, em que um deles ficará posicionado no display interno enquanto o outro aparecerá na tela externa. É provável que o Google faça questão de utilizar exatamente o mesmo conjunto para os dois casos, para que as fotos ofereçam características iguais em imagens capturadas com o aparelho aberto ou fechado.

Arquivos também confirmam infomações sobre lançamento

Outros arquivos internos do Google Camera também confirmaram que o dispositivo dobrável deverá ser lançado no ano que vem. Nos códigos, o aplicativo faz referência a várias gerações do Pixel junto com seu ano de apresentação, no padrão "isPixel2019" para o Pixel 4 e Pixel 4 XL, ou "isPixel2019MidRange" no caso do Pixel 3a e Pixel 3a XL. A nomenclatura “isPixel2022Foldable” é vista nas últimas versões, o que comprova as intenções da marca e demonstra que o aparelho está em fases finais de desenvolvimento.

Continua após a publicidade

Esse prazo já era rumorado por conta da futura apresentação do Android 12L, uma variante do sistema operacional adaptada para tablets e celulares dobráveis. É provável que o Google faça uma apresentação oficial conjunta do aparelho e da nova versão do Android, assim como geralmente acontece com as sucessivas gerações do Pixel — esse evento deverá acontecer no mínimo em março de 2022, mas existe a possibilidade de que ocorra meses depois deste prazo.

Fonte: 9to5Google