Galaxy Z Fold 4 mostra avanço em câmeras em teste do DXOMARK
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté | •

Uma das principais mudanças do Galaxy Z Fold 4 em relação ao seu antecessor está no conjunto de câmeras, que ganhou maior atenção da Samsung em 2022. A avaliação do portal especializado DXOMARK mostra que o smartphone realmente ganhou melhorias, mas ainda fica abaixo de concorrentes com tela rígida que possuem maior liberdade para uso de componentes.
- Vendas de dobráveis podem chegar a 41,5 milhões de unidades em 2026
- Review Nothing Phone (1) | Quase nada um iPhone
O aparelho teve um resultado de 124 pontos, um pouco melhor que os 120 pontos do Galaxy Z Fold 3. Com isso, ele fica na 29ª posição do ranking geral, atrás da linha iPhone 13, dos modelos iPhone 12 Pro, assim como do Galaxy S22 Ultra — por outro lado, ele aparece acima do Galaxy S22 e Galaxy S22 Plus, modelos que "emprestaram" suas câmeras ao novo dobrável.
Fotos ganharam HDR mais refinado
De acordo com as imagens publicadas pelo DXOMARK, a câmera do Galaxy Z Fold 4 tem um alcance dinâmico bem mais poderoso que o seu antecessor. Esta característica pode ser visualizada especialmente nas capturas em contraluz, onde tanto o plano de fundo quanto o objeto em foco apresentam exposição mais equilibrada.
As fotos da câmera ultrawide também estão diferentes em relação ao Z Fold 3, pois apresentam cores mais saturadas — porém, o nível de detalhes ainda permanece em um patamar intermediário.
Já a câmera de zoom teve melhorias sutis em aproximações médias, por causa da nova lente com zoom óptico de 3x. Entretanto, há uma perda considerável de detalhes quando se tenta capturar os elementos mais distantes.
Os conteúdos noturnos também aparecem com exposição correta, e o foco automático mostrou resultados satisfatórios nestas condições menos favoráveis. Porém, os analistas detectaram imprecisões em tons de pele durante a noite, além de uma redução visível na nitidez das imagens.
O modo retrato foi elogiado pelo DXOMARK, com estimativas corretas de profundidade, desfoques naturais e preservação de detalhes no plano principal. Por outro lado, a pré-visualização de imagens no aplicativo de câmera é bastante diferente do resultado final.
Vídeos têm exposição melhorada
Quando se trata de vídeos, os maiores destaques do aparelho vão para o HDR e exposição das imagens, que ficaram mais agradáveis em relação ao Z Fold 3. O controle de ruídos também melhorou, assim como a retenção de luz em ambientes escuros.
Por outro lado, o foco automático ficou com as maiores críticas, por conta de instabilidades que podem reduzir a qualidade do resultado. Este aspecto se agrava em cenas com objetos em rápida movimentação.
Exemplos de comparativos entre o Galaxy Z Fold 4 e Z Fold 3 podem ser conferidos abaixo:
Fonte: DXOMARK