Galaxy S25 terá versão com MediaTek? Entenda a confusão
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller | •

O Google causou certa confusão nesta semana ao ter associado os celulares top de linha da Samsung a chips MediaTek, o que realimentou rumores de que a família Galaxy S25 poderia trocar de plataforma. O caso se iniciou por meio de um texto sobre o AlphaChip, um método de design de processadores cuja tecnologia é desenvolvida por inteligência artificial.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Chip top da MediaTek é o melhor do mundo para IA, mostra teste
- Motorola trabalha em celular que se "dobra sozinho" com movimento do rosto
A publicação comenta sobre alguns sucessos dessa tecnologia, e cita processadores MediaTek como se fossem equipar os celulares mias caros da Samsung:
“Organizações externas também estão adotando o AlphaChip. Por exemplo, a MediaTek, uma das maiores companhias de processadores no mundo, estendeu o AlphaChip para acelerar o desenvolvimento de suas principais plataformas, como o Dimensity Flagship 5G utilizado em celulares da Samsung.”
Algumas horas depois, o texto foi atualizado, e as referências a celulares da Samsung foram retiradas. Mesmo assim, ficou no ar o questionamento sobre a possibilidade de o Google ter apenas se adiantado ao informar algo que não é oficial.
Recentemente, a Samsung anunciou os tablets Galaxy Tab S10 Plus e Ultra com processadores MediaTek Dimensity 9300 Plus. Trata-se da primeira vez que a principal linha de tablets da empresa usa plataformas MediaTek, e isso também alimentou especulações de que chips semelhantes poderiam chegar aos celulares Galaxy S.
A coisa tomo uma dimensão tão grande que o próprio Google precisou desmentir a informação, e apontou que a seção do texto era “errônea” quando questionado pelo portal Android Authority.
Notícias recentes sinalizaram que a linha Galaxy S25 deve trazer chips Snapdragon em todos os mercados em que for comercializada, em uma reversão da estratégia utilizada na geração atual. Em diversos locais, como o Brasil, o Galaxy S24 e S24 Plus são vendidos com o Exynos 2400.
A nova decisão teria sido tomada com base nos baixos rendimentos que o Exynos 2500 teria obtido nas linhas de produção, o que inviabilizaria a utilização nos topos de linha de 2025. Até o momento, a Samsung não deu declarações oficiais sobre o tema.
Mesmo que ainda não tenham sido divulgadas as especificações da linha Galaxy S25, notícias anteriores já mostraram que o modelo Ultra pode trazer uma construção renovada e mais confortável nas mãos. Os novos aparelhos devem ser anunciados em janeiro de 2025, caso a empresa deseje manter um cronograma normal de um ano entre cada geração.