Galaxy S24 Ultra pode ganhar bateria melhor com nova tecnologia
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |

O Galaxy S23 Ultra já tem a maior capacidade de bateria em sua linha, e este aspecto pode ser ainda melhor no Galaxy S24 Ultra. De acordo com os rumores mais recentes, a Samsung estaria trabalhando no desenvolvimento de um método mais avançado de “empilhamento”.
- GoPro, iPhone 14 Pro Max ou S23 Ultra: qual é melhor para vídeo? [Comparativo]
- Qual é o melhor celular Samsung para comprar em 2023?
Na prática, isso significa que é possível encaixar os componentes internos da bateria de forma mais apertada, como os eletrodos e eletrólitos. Uma maior densidade de energia fará com que a bateria seja capaz de trazer capacidade aprimorada, sem aumentar o tamanho do tanque ou a espessura do celular.
Estima-se que as melhorias de bateria possam chegar a 10%. Como o Galaxy S23 Ultra tem um sistema de 5.000 mAh, a capacidade esperada para o S24 Ultra ficaria próxima dos 5.500 mAh — o que em conjunto com outras melhorias de hardware e software pode aumentar em algumas boas horas a autonomia.
Mesmo que tenha mantido a mesma carga do Galaxy S22 Ultra, o modelo atual traz melhorias na duração da bateria por conta de um conjunto de processamento mais eficiente, software mais otimizado e tela com novos componentes. Porém, a análise do Canaltech mostrou que, na prática, a experiência não é tão melhor a depender do padrão de uso.
Com o uso da nova tecnologia de empilhamento, a Samsung SDI (divisão responsável pelas baterias) poderá rivalizar com a LG Energy, que usa soluções semelhantes. Além disso, a marca também acirraria a disputa com as chinesas ATL e BYD.
Foi dito que duas empresas coreanas entraram em contato com a Samsung para uma parceria relacionada ao desenvolvimento e produção das novas baterias. Contudo, a companhia teria escolhido trabalhar com representantes chineses.
Com isso, o equipamento necessário para implementação da tecnologia já teria sido fornecido, e um projeto piloto rodado na cidade de Tianjin. O próximo passo é o início da produção em massa na fábrica de Cheonan, para posterior implementação na linha Galaxy S24, e talvez nos dobráveis Galaxy Z Fold 6 e Z Flip 6.
Bateria de estado sólido pode ser solução para o futuro
Quando se fala em um futuro mais distante, a Samsung também pode desenvolver as baterias de estado sólido como suas soluções mais avançadas. 14 patentes já foram registradas pela marca com relação a essa tecnologia.
Sua principal vantagem em relação às baterias atuais de íons de lítio está no aspecto de segurança. Afinal, os componentes de estado sólido não pegam fogo ou explodem quando são perfurados, por exemplo.
Além disso, uma construção ainda mais densa pode fazer com que a capacidade da bateria seja consideravelmente maior.
Entretanto, a produção de baterias desse tipo ainda exige uma complexidade tecnológica bastante alta, e por isso a Samsung ainda não tem nenhum protótipo conhecido fabricado. Por isso os módulos do tipo não serão vistos na linha Galaxy S24, mas talvez cheguem a gerações futuras.
Fonte: PhoneArena, Wccftech