Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Galaxy S22 Ultra tem câmera lenta menos avançada que S22 e S22 Plus

Por| Editado por Wallace Moté | 23 de Março de 2022 às 08h45

Link copiado!

Wallace Moté/Canaltech
Wallace Moté/Canaltech

Mesmo que tenha câmeras bastante avançadas e competitivas no mercado de celulares topos de linha, o Galaxy S22 Ultra não traz um recurso que é visto até mesmo nos Galaxy S22 e S22 Plus: a captura de imagens em 960 quadros por segundo (fps). De acordo com um aviso presente no site oficial da marca, o dispositivo usa a interpolação de vídeo por software para alcançar as mesmas marcas vistas nos outros dispositivos da série.

"No Galaxy S22 e S22 Plus, os usuários podem gravar aproximadamente 0,5 segundo de vídeo capturado em 960 fps com aproximadamente 16 segundos de reprodução. No Galaxy S22 Ultra, os usuários poder gravar aproximadamente 1 segundo de vídeo capturado em 480 fps e otimizar de foma digital até 960 fps com aproximadamente 32 segundos de reprodução."

Portanto, o processamento das imagens em 960 fps contará com quadros criados por software, o que deverá gerar alguns resultados indesejados como o aparecimento de borrões ou outros artefatos. Esse efeito pode ser ainda mais perceptível em cenas que possuem objetos de movimentação rápida, como animais ou a prática de atividades esportivas — ou seja, justamente as mais visadas pelos usuários que costumam optar pela câmera lenta.

Continua após a publicidade

O uso deste tipo de solução na câmera lenta não é novidade na linha Galaxy S, já que Galaxy S21 Ultra e Galaxy S20 Ultra também eram limitados aos 480 fps com posteriores artifícios de processamento. A Samsung não explicou de forma oficial os motivos para a característica no modelo mais recente, mas é bastante provável que ela esteja relacionada a restrições de hardware no sensor principal.

O Galaxy S22 Ultra utiliza o mesmo sensor ISOCELL HM3 do seu antecessor, enquanto o S20 Ultra vem com um ISOCELL HM1 — ambos os componentes possuem 108 MP, mas não teriam a mesma DRAM de alta velocidade dos sensores vistos nos outros dispositivos da linha. Por outro lado, as câmeras principais dos outros modelos já possuem essa capacidade, mesmo que com uma quantidade menor de megapixels: 12 MP nas linhas S20 e S21, e 50 MP na linha S22.

Portanto, a interpolação de quadros serviria para evitar que o aparelho mais avançado tenha especificações inferiores, mesmo que o resultado final possa ser menos satisfatório. De qualquer forma, o uso dos 960 fps é voltado para públicos bastante específicos, que também poderão se contentar com os 480 fps sem frames adicionados por software.

Continua após a publicidade

Fonte: Android Authority