Publicidade

Funcionário da Apple chamado "Sam Sung" mudou de nome

Por  | 

Compartilhe:
Arquivo Pessoal/Sam Struan
Arquivo Pessoal/Sam Struan

Um ex-funcionário da Apple chamado Sam Sung revelou, mais de uma década depois, que mudou de nome após o episódio em que viralizou na internet. O homem, que hoje se chama Sam Struan e vive na Escócia, conta que o motivo da mudança foi o medo de perder o emprego, além de escapar de possíveis piadas.

O caso aconteceu em 2012, quando Sam trabalhava em uma loja oficial da Apple em Vancouver, no Canadá. Um cliente tirou uma foto de seu cartão de visitas oficial da Apple, que exibia o nome "Sam Sung", e publicou na internet. A imagem viralizou rapidamente no Reddit, e o telefone de Sam começou a tocar sem parar.

Em um ensaio publicado em primeira pessoa, Sam conta que seu primeiro pensamento foi que seria demitido. "Eu tinha acabado de me mudar para um novo país, estava no início da minha carreira e fiquei apavorado", disse.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A Apple chegou a tirar Sam da linha de frente da loja por um tempo e instruiu os colegas a não o identificarem. Ele também perdeu o acesso aos seus cartões de visita. O assédio de repórteres e curiosos durou alguns meses e depois diminuiu.

Ele deixou a Apple em 2013 para seguir carreira em recrutamento. Foi ao iniciar a nova carreira, onde a presença online e uma marca profissional são importantes, que ele decidiu adotar um novo sobrenome profissional, Struan, inspirado em uma vila na Escócia.

Ele explica que, além de não querer ser conhecido como uma "piada da internet", ele temia que seu "sobrenome não anglicizado" pudesse gerar discriminação, já que estudos mostram que nomes com essa característica recebem menos oportunidades.

Em 2014, já com o novo sobrenome adotado profissionalmente, Sam leiloou um de seus antigos cartões de visita e parte do uniforme da Apple para caridade, e arrecadou mais de US$ 2.500.

Hoje, aos 36 anos, ele diz não se arrepender da mudança, mas gostaria de ter "relaxado" mais na época. "Eu gostaria de poder dizer ao meu eu mais jovem para ver isso como algo engraçado e não se estressar tanto com o emprego", reflete.

Leia mais no Canaltech:

Continua após a publicidade

ASSISTA: Por que é TÃO difícil SAIR dos ecossistemas da Apple e do Google?

Fonte: Business Insider