Facebook não fornecerá mais suporte para sistemas da BlackBerry

Por Redação | 22.03.2016 às 08:49

O Facebook está desistindo de investir nos sistemas operacionais da BlackBerry, o que forçará os usuários da empresa a utilizarem o site móvel da rede social se quiserem utilizá-la. Lou Gazzola, gerente sênior de marketing da BlackBerry para relações com desenvolvedores, anunciou nesta segunda-feira (21) a notícia em uma postagem no blog da BlackBerry. No mês passado, o WhatsApp, de propriedade do Facebook, também anunciou que iria descontinuar o suporte aos sistemas BlackBerry 10 e BlackBerry OS até o final do ano.

"Estamos extremamente decepcionados com a decisão, pois sabemos que muitos usuários amam esses aplicativos. Nós lutaremos para voltarmos a trabalhar com o WhatsApp e o Facebook e para que eles mudem de ideia", escreveu Gazzola. "Apesar disso, temos trabalhado duro para garantir que nossos usuários finais tenham a melhor experiência, à luz desta decisão, e vamos continuar a procurar soluções alternativas".

Gazzola disse que o Facebook está retirando o suporte para as suas "APIs essenciais", o que significa que os aplicativos de terceiros da BlackBerry também deixarão de funcionar. Ainda não está claro quando o Facebook planeja fazer isso, ou se o processo já começou. Tanto o aplicativo oficial quanto os de terceiros ainda estão disponíveis na loja mundial de aplicativos da BlackBerry.

A BlackBerry colocou o futuro de seu negócio móvel no Priv, um aparelho com o sistema operacional do Google, o Android. Portanto, parece que a própria empresa não acredita muito no futuro de seus dois sistemas, o BlackBerry 10 e o BlackBerry OS. Sendo assim, não é difícil imaginar que cada vez mais empresas deixem de apoiar as plataformas.

Via The Verge

Fonte: http://www.theverge.com/2016/3/21/11279934/facebook-drops-blackberry-support-whats-app