Este celular roda Android, Windows 11 e Linux e quer substituir seu notebook
Por Bruno Bertonzin |

A Nex Computer revelou sua mais nova aposta para unificar a experiência móvel e de desktop. O NexPhone chega ao mercado com a promessa de ser o único dispositivo de computação necessário para o dia a dia e executa nativamente Android, Windows 11 e Linux.
- Windows Phone propôs uma nova abordagem aos celulares; relembre
- Celular com Windows Phone e duas telas vaza anos após ser cancelado
Seu grande diferencial é o sistema operacional personalizado NexOS. A plataforma, baseada no Android 16, permite rodar o Linux Debian como se fosse um aplicativo comum dentro da interface móvel.
O usuário também tem a opção de iniciar o aparelho diretamente na versão do Windows 11 baseada em arquitetura Arm, com uma interface de blocos que lembra a do Windows Phone.
A versatilidade do equipamento ganha força ao ser conectado a um monitor externo via USB-C. O recurso transforma o celular em uma estação de trabalho completa e permite escolher entre o modo desktop do Android, o ambiente Linux ou o sistema da Microsoft para realizar tarefas mais complexas.
O celular é equipado com chipset intermediário, o Qualcomm QCM6490. O componente oferece desempenho equivalente ao Snapdragon 778G e é mais voltado para dispositivos corporativos. O conjunto de memórias inclui 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno, com possibilidade de expansão via cartão microSD.
A parte frontal exibe uma tela LCD de 6,58 polegadas com taxa de atualização de 120 Hz e proteção Gorilla Glass 3. A construção prioriza a durabilidade e conta com a certificação IP69 para resistência máxima contra água e poeira. A bateria de 5.000 mAh oferece suporte para carregamento com fio de 18 W e também recarga sem fio.
O sistema de câmeras traz um sensor principal de 64 MP e uma lente ultrawide de 13 MP na traseira, além de uma câmera frontal de 10,5 MP.
O NexPhone tem preço sugerido de US$ 549 (cerca de R$ 2.900), mas não há previsão de lançamento no mercado brasileiro.
Leia mais no Canaltech:
- Galaxy S26 pode chegar de verdade somente em março; veja
- Chinesa estaria "matando" celulares de quem tenta instalar "Android proibido"
- Samsung admite culpa por Galaxy S25 que explodiu e mandou usuária para hospital
ASSISTA: COMPUTADOR ou CELULAR, quem ganha entre Windows, Android, SteamOS, iOS e Linux | #JPira
Fonte: GSMArena


