Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Conheça as funções das câmeras do Galaxy S21

Por Redação | 23 de Março de 2021 às 10h00

Link copiado!

PUBLIEDITORIAL
Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung

A Samsung caprichou nas câmeras dos Galaxy S21, com várias funções interessantes para os fãs da fotografia móvel. Mas esse monte de opção também pode acabar gerando algumas dúvidas sobre a utilidade de cada uma e quando é mais indicado ativar cada modo disponível.

O especialista em fotografia mobile do Canaltech, Paulo Del Valle, foi a Campos do Jordão testar as câmeras da série Galaxy S21. Ao lado da influenciadora Danila Campanella, o fotógrafo experimentou todas as funções disponíveis nos poderosos conjuntos premium da Samsung e compartilhou sua experiência em dois vídeos, sendo que um deles tem foco nos ambientes com pouca luz.

Canaltech resume esta experiência abaixo, e você pode aproveitar para conhecer melhor as funcionalidades das câmeras do Galaxy S21, para entender qual é o melhor momento para usar cada uma e dicas para tirar as melhores fotos.

Conhecendo as câmeras

Entre as vantagens dos Galaxy S21 quando você pensa em fotografia ou videografia são as diferentes câmeras, que servem para captar diferentes paisagens e arquitetura, usando ângulos mais abertos ou mais fechados. E tudo graças às diferentes câmeras ultrawide e telephoto, que se unem ao poderoso sensor principal de cada modelo.

O Galaxy S21 e o Galaxy S21 Plus têm conjunto traseiro com três câmeras cada, sendo a principal de 12 MP e abertura f/1.8, uma ultrawide também de 12 MP, mas abertura f/2.2, e uma de zoom híbrido de 3x com resolução de 64 MP e abertura f/2.0. Na frente, as selfies são feitas com um sensor de 10 MP e abertura f/2.2.

O conjunto fotográfico é um pouco diferente no Galaxy S21 Ultra. A principal aumenta para 108 MP, com a mesma abertura f/1.8, e são duas câmeras de zoom, ambas com 10 MP, mas cada uma com abertura e aproximação diferentes. Uma delas tem f/4.9 e chega a 10x de aproximação óptica, enquanto a segunda tem f/2.4 e 3x de zoom óptico. A ultrawide tem 12 MP e abertura f/2.2, ao passo que as selfies são feitas com uma câmera de 40 MP f/2.2.

Cada câmera já tem uma função própria por conta de suas características. A principal é a mais tradicional, chamada de grande-angular, e registra praticamente o que nossos olhos estão vendo. A ultrawide já amplia o campo de visão, para pegar ainda mais cenário ou não deixar ninguém de fora em uma foto de grupos grandes. As câmeras zoom têm aproximação, ou seja, permitem que você chegue mais perto do objeto da foto sem precisar se mexer.

Os conjuntos dos três modelos gravam vídeos em até 8K a 24 fps, garantindo qualidade de cinema na palma da sua mão. Todas as câmeras permitem o uso para filmagem de vídeos, ou seja, dá para aproveitar os recursos de cada lente para enquadramentos diferentes.

Modo panorâmico e ultrawide

As funções do app de câmera incluem um modo panorâmico, para tirar fotos que registram toda a paisagem em foco com um ângulo de quase 180 graus. Uma vantagem dos Galaxy S21 é que você pode usar o modo panorama com a câmera utrawide para captar ainda mais detalhes que não apareçam no enquadramento principal, ampliando o campo de visão.

Falando na ultra grande-angular, como também podemos chamar a ultrawide, o Galaxy S21 Ultra tem uma das melhores câmeras deste tipo no mercado de celulares. A qualidade das fotos fica muito próxima à do sensor principal, tanto na questão da cor, como na questão da nitidez. É praticamente uma versão com campo de visão mais aberto, mesmo, e quando você tira uma foto do mesmo local com as duas câmeras, parece que dá ou tira zoom ao deslizar entre elas na galeria.

Aproximação de até 100 vezes

E a principal diferença entre os Galaxy S21 e Galaxy S21 Plus e o Galaxy S21 Ultra é a presença, neste último, de duas câmeras de zoom, contra uma nos outros dois. E isso permite que o modelo mais avançado alcance zoom híbrido total de até 100 vezes, enquanto os outros param em uma aproximação de 30 vezes.

E já que quanto maior o zoom, mais difícil fica focar em um objeto, o Galaxy S21 tem um modo de estabilização, que dá para ativar tocando em um quadrado no canto superior esquerdo da tela. Com este modo ativado, o celular trava no objeto selecionado para que você não o perca de vista mesmo que mexa um pouco as mãos, e tem o tempo necessário para fazer o clique.

Para aproveitar toda a qualidade dos 108 MP do Galaxy S21 Ultra, basta ativar o modo com este nome para tirar uma foto em mega resolução. Depois, você pode editar e cortar a foto para mostrar algum ponto específico da imagem sem perder qualidade, reduzindo um pouco o tamanho da imagem. E se quiser voltar ao clique original, basta voltar na edição e tocar em reverter para original.

Modo retrato editável

Outra função dos Galaxy S21 é o chamado modo retrato, que foca em um objeto e desfoca o fundo da imagem para dar mais destaque ao personagem principal da fotografia. Nos smartphones da Samsung, é possível editar o nível do desfoque antes e também depois de tirar a foto, além de aplicar o modo retrato também em vídeo, com o vídeo em retrato, que destaca o objeto da imagem em tempo real.

Na foto, depois de fazer o clique, é possível editar a imagem para alterar o nível de desfoque e até mudar o efeito, com opções de desfoque radial ou zoom e um ponto de cor, que deixa o fundo preto e branco e o objeto da imagem colorido. Já em vídeo, mesmo que a pessoa no quadro esteja em movimento, o foco segue sempre nela.

Outras funções bacanas

O Galaxy S21 Ultra também tem o recurso macro, que faz o reconhecimento de cena quando você chega em perto de um objeto, como uma flor, uma planta ou um inseto, por exemplo, e faz as mudanças necessárias para garantir o máximo de detalhes possíveis na foto.

E para os fãs de gastronomia, o modo comida, que realça cores, contraste e nitidez para deixar a foto incrível. O celular deixa as cores mais vívidas e dá um desfoque em torno do prato para realçar a comida e deixar a aparência ainda mais apetitosa. Para garantir a melhor foto, no entanto, é necessário tomar cuidado com a luz e a composição do cenário.

E para fotos com pouca luz, o modo noturno faz uma série de capturas para depois processar e entregar uma única imagem de alta qualidade e sem ruídos. A função também pode ser utilizada com a câmera ultrawide, para você aproveitar o campo de visão ampliado mesmo nos cenários com iluminação mais fraca. Aliás, as câmeras de zoom e a de selfie também podem ser usadas com o recurso.

Lembrando que para o modo noturno ser bem aproveitado, é preciso que o cenário tenha bem pouca ou quase nenhuma luz, e você precisa manter o celular o mais estável possível por alguns segundos para o registro ser feito.

Agora que você já sabe como tirar o melhor proveito das câmeras dos Galaxy S21, já pode escolher o seu modelo preferido para tirar fotos incríveis e publicar nas redes sociais. E pode começar comprando o seu celular com desconto especial no Magazine Luiza.