Publicidade

Doogee V30 vs BlackView BV9200: qual é o melhor rugged phone?

Por| Editado por Léo Müller | 10 de Fevereiro de 2023 às 15h07

Link copiado!

Erick Teixeira/Canaltech
Erick Teixeira/Canaltech

Os celulares Doogee V30 e Blackview BV9200 foram anunciados em dezembro de 2022, e já passaram pelas mãos dos analistas do Canaltech. Agora, é o momento de sabermos nesse comparativo qual dos rugged phones é a melhor opção para comprar.

Tanto a Doogee quanto a Blackview não são tão populares no Brasil. Isso se deve ao fato de grande parte dos dispositivos lançados pelas fabricantes chinesas serem focados em um público mais restrito.

Porém, é importante entender o que cada um tem a oferecer como diferencial. Quer saber qual dos dois modelos é a alternativa que faz mais sentido para quem está em busca de um smartphone robusto? Confira a resposta ao longo do texto.

Continua após a publicidade

Design e construção

  • Doogee V30: 80,4 x 177,7 x 17,7 mm, 375 g;
  • BlackView BV9200: 174,5 x 81,8 x 13,6 mm, 310 g.

Fisicamente, o visual do Doogee V30 tem menos detalhes chamativos. Apesar de ter a alternativa da cor laranja, o aspecto geral desse produto é mais interessante do que o Blackview BV9200.

Continua após a publicidade

No verso, o V30 tem um módulo único com três câmeras alinhadas horizontalmente, e um contorno que se transforma em desenho para a sua carcaça resistente. Já o BV9200 tem as câmeras posicionadas no seu verso à esquerda e o resto do corpo traz linhas verticais semelhantes às vistas na linha ROG Phone, mas de uma maneira menos coerente.

Uma vantagem da Doogee é que ela fornece na embalagem a chave que ajuda a abrir as entradas que possuem um emborrachado reforçado. Essa ferramenta é mais interessante, pois a palheta da Blackview é um objeto compacto e fácil de perder.

É importante destacar que os dois smartphones contam com certificação IP68, que garante o funcionamento dos celulares após serem mergulhados em 1,5 m de profundidade por até 30 minutos. Além disso, a proteção IP69K proporciona maior resistência a temperaturas extremas.

Continua após a publicidade

Tela

  • Doogee V30: IPS LCD de 6,6 polegadas com resolução Full HD+ (1080 x 2408 pixels), 120 Hz;
  • Blackview BV9200: IPS LCD de 6,6 polegadas com resolução Full HD+ (1080 x 2408 pixels), 120 Hz.

Nos dois celulares, temos painéis LCD de 6,6 polegadas em resolução Full HD+. Outro diferencial é que a taxa de atualização presente em ambos é de 120 Hz, e isso garante maior fluidez na navegabilidade.

Porém, é importante ressaltar que o nível de brilho nesse tipo de painel é baixo, e isso influencia diretamente na visualização de conteúdos sob a luz do sol. Então, nesse aspecto, os smartphones são equivalentes, mas não de uma forma positiva.

Continua após a publicidade

Configuração e desempenho

  • Doogee V30: MediaTek Dimensity 900 (2 x 2,4 GHz Cortex-A78 & 6 x 2,0 GHz Cortex-A55);
  • Blackview BV9200:Mediatek Helio G96 (2 x 2,05 GHz Cortex-A76 & 6 x 2,0 GHz Cortex-A55).

Quando o assunto é desempenho, o Blackview BV9200 é focado no mercado intermediário, quase básico. Prova disso é que o Helio G96 tem a performance, no uso geral e em games, bem inferior ao Dimensity 900. E isso não está nítido apenas nos números, mas também no uso prático.

Continua após a publicidade

A presença do chipset mais avançado no Doogee V30 permite a alternância rápida entre aplicativos, e a experiência para quem joga é satisfatória. Mesmo que alguns títulos demonstrem lentidão no carregamento, como é o caso do CoD Mobile, o hardware suporta as configurações gráficas no nível máximo de ajuste tranquilamente.

Câmeras

  • Doogee V30: 108 MP (principal) + 16 MP (ultrawide) + 20 MP (câmera noturna); 32 MP (frontal);
  • Blackview BV9200: 50 MP (principal) + 8 MP (ultrawide) + 0,3 MP (retrato); 16 MP (frontal).
Continua após a publicidade

O Doogee V30 tem no sensor principal 108 MP de resolução, que entrega fotografias de boa qualidade. É notório o nível mais alto de nitidez e o recorte do modo retrato surpreende pela proximidade com modelos topo de linha.

Porém, o grande destaque desse smartphone é o modo Night Vision, que permite a captura de imagens em ambientes sem qualquer iluminação. Assim como o S98 Pro, o V30 é bem preciso nesse tipo de cenário.

Em contrapartida, o Blackview BV9200 não é capaz de fotografar com qualidade em todos os sensores. O principal de 50 MP é coerente no que se propõe, mas o ultrawide não tem um bom nível de entrada de luz e, dependendo do ambiente, isso faz com que diversos detalhes sejam perdidos nas fotos.

O Doogee V30 e o BV9200 possuem opção de gravação em 4K e 2K, respectivamente, na câmera traseira. E, independentemente da qualidade de imagem, é notória a perda de estabilização nos dois celulares.

Continua após a publicidade

Fotos do Doogee V30

Fotos do Blackview BV9200

Continua após a publicidade

Bateria

A maior diferença entre os dois smartphones está na bateria. Enquanto o Doogee V30 surpreende com os seus 10.800 mAh que garantem até 27 horas de reprodução de conteúdo na Netflix, o Blackview BV9200 entrega apenas 11 horas de autonomia, pois tem apenas 5.000 mAh de capacidade.

Porém, a quantidade de bateria reduzida pela metade não é o grande problema do BV9200. Afinal, modelos com menos carga já conseguiram números impressionantes em nosso teste padrão.

O agravante para a autonomia desse produto é a interface que está sem otimizações para garantir mais horas de uso longe das tomadas. Consequentemente, a experiência fica comprometida pela necessidade de cargas constantes.

Continua após a publicidade

Doogee V30 vs BlackView BV9200: qual vale a pena comprar?

De modo geral, faz mais sentido comprar o Doogee V30. Apesar de os níveis de certificação serem os mesmos do Blackview BV9200, o conjunto geral proporcionado pela chinesa dá um aproveitamento mais amplo ao produto.

O desempenho geral agrada quem precisa de um celular rápido em tudo que deseja fazer. A câmera noturna garante uma experiência agradável em locais ermos, e a durabilidade da bateria permite que um final de semana acampando não crie a necessidade de recarga do aparelho.

Continua após a publicidade

Porém, se nos apegarmos no quesito preço, pagar quase o dobro do valor pode ser um limitante de interesse. Afinal, quem paga mais de R$ 2 mil em um celular desse formato é porque realmente tem uma necessidade constante de usar o produto nos ambientes extremos.

Assim, colocando na balança dos prós e contras, o Doogee V30 tem um custo equivalente aos seus benefícios, quando nos apegamos somente aos modelos da mesma categoria.