Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como saber quantas polegadas tem um monitor

Por| Editado por Wallace Moté | 21 de Junho de 2022 às 08h52

Link copiado!

Unsplash/Boicu Andrei
Unsplash/Boicu Andrei

Algumas pessoas podem não saber o tamanho da tela do seu notebook ou do seu monitor, o que dificulta na hora de criar um anúncio de venda ou mesmo quando se vai comprar uma mesa nova e precisa saber se tudo vai caber sobre ela. Mas, saiba que é fácil descobrir, e é possível fazer isso tanto de maneira física quanto online.

Polegada ou centímetro?

Antes de mais nada, é preciso explicar que o tamanho das telas é medido convencionalmente em uma unidade de medida chamada polegada. Uma polegada representa 2,54 centímetros, ou, então, 25,4 milímetros. Porém, é importante ressaltar que existe um jeito certo de fazer essa medição.

Continua após a publicidade

Diferente do que muitos podem pensar, você não deve simplesmente contar quantas vezes você coloca seu dedo polegar um em cima do outro até chegar no topo do monitor. Na verdade, é um pouco diferente, e o ideal é usar uma fita métrica ou então uma trena.

Como medir o monitor com uma trena ou fita métrica?

O certo a se fazer para medir monitores — ou telas em geral, como TVs e notebooks — é medir em diagonal de uma ponta até a outra. Por exemplo, começando no canto superior esquerdo e indo até o canto inferior direito.

Continua após a publicidade

A ferramenta mais fácil é usando uma trena, visto que ela traz o tamanho tanto em centímetros quanto já em polegadas, com o número convertido. Mas, você pode usar uma fita métrica e simplesmente dividir o tamanho obtido em centímetros por 2,54. Para ficar claro, um monitor de 61 cm de diagonal tem 24 polegadas. Simples, não?

Como descobrir o tamanho do monitor online?

Exitem diversos sites na Internet atualmente que podem ajudar a descobrir qual o tamanho do seu monitor. A ferramenta para ajudar, nesse caso, é o cartão de banco. Calma, você não vai precisar comprar nada ou botar seus dados lá. A ideia é usar o tamanho físico do cartão como "benchmark" em um site de medida online.

Continua após a publicidade

Para esse tutorial, vamos usar o portal PiliApp. Nele, basta posicionar o seu cartão na tela, no mesmo lugar onde está o cartão na página, e usar o slider logo acima para fazer com que o cartão exibido no site fique do mesmo tamanho do seu cartão na vida real. Quando ajustado de forma correta, o site vai te dizer o tamanho do seu monitor em polegadas.

Obviamente que esse modo não é tão eficiente quanto medir fisicamente o monitor, já que fatores como resolução do painel e o próprio tamanho físico do cartão — que pode ser impresso em diferentes tamanhos — vão influenciar no resultado. De qualquer forma, já servirá como uma base caso você tenha alguma ideia do tamanho real do seu monitor. 

Claro, que uma das formas mais fáceis é simplesmente pesquisando o modelo do seu produto na Internet, e buscando a ficha técnica dele. Agora, se você não tem essa informação, essas duas maneiras vão te ajudar a saber o tamanho da tela do seu monitor.