Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como calibrar a bateria do celular ou tablet

Por| Editado por Bruno Salutes | 16 de Maio de 2020 às 10h00

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Se você está com a impressão de que o indicador da bateria do smartphone ou tablet está errado, desligando quando ainda deveria ter carga ou então parando a recarga antes da hora, talvez seja o caso de recalibrar a bateria.

Em linhas gerais, a bateria “descalibra” porque a medição da sua carga não é precisa, ela se baseia na diferença entre quando o sistema considera que ela está totalmente carregada de quando está descarregada. Com o tempo, como poucas pessoas deixam o aparelho carregar e descarregar a bateria completamente (com um pequeno asterisco, que a gente explica mais para frente), a medição da carga começa a apresentar erros.

O que a calibração faz é justamente redefinir o que é cheio e vazio para o sistema, arrumando a leitura que o aparelho dá para a bateria.

Como fazer

Continua após a publicidade

Basicamente, o processo para calibrar a bateria tem três passos:

  • Deixe o aparelho recarregando até os 100% e mantenha carregando por mais uma hora;
  • Use o aparelho até ele se desligar por falta de bateria;
  • Deixe-o carregando até atingir 100%.

Existem outros métodos, especialmente no Android, mas geralmente envolvem acesso privilegiado ao sistema ou edição de arquivos especiais, o que inclui um certo risco.

O processo não precisa nem deve ser feito com frequência. Deixar o aparelho muito tempo ligado à tomada pode acelerar a redução da vida útil da bateria, assim como descarregá-la por completo.

Continua após a publicidade

Pensando nisso, os fabricantes criaram recursos que cortam o fornecimento da energia quando a bateria está cheia. Da mesma forma, as baterias são programadas para manter uma quantidade mínima de carga, por volta de 5 a 10%, para evitar os danos de uma descarga total.

Outras recomendações

No geral, as fabricantes recomendam manter os dispositivos longe do calor. Outra preocupação é que as baterias possuem um número limitado de ciclos de recarga. Por esse motivo, boa parte dos especialistas recomendam para o dia-a-dia carregar o aparelho quando a bateria está baixa, deixando-o ligado à tomada até atingir 100%.

Continua após a publicidade

Em todo caso, vale seguir as recomendações dadas pelo fabricante do aparelho, consulte o manual ou o suporte da empresa: