Celulares Xiaomi compatíveis com Wi-Fi 6 e 6E no Brasil

Celulares Xiaomi compatíveis com Wi-Fi 6 e 6E no Brasil

Por Gustavo de Lima Inacio | Editado por Wallace Moté | 05 de Outubro de 2021 às 19h40
Reprodução/Xiaomi

Lançado em 2014, o Wi-Fi 5 já se popularizou e está presente na maioria dos smartphones vendidos no Brasil, permitindo operação em uma segunda frequência com ainda mais velocidade. O Wi-Fi 6, por outro lado, foi anunciado em 2019 e trouxe melhorias gerais para a tecnologia. O Wi-Fi 6E é uma evolução, habilitando uma terceira faixa de operação para trazer ainda mais vantagens frente aos protocolos anteriores.

Essas tecnologias mais recentes ainda estão chegando aos smartphones, e são poucos os que oferecem essas novidades, sendo geralmente os dispositivos premium e mais caros. Claro, assim como é preciso ter um celular compatível, é importante ter um roteador que suporte o recurso.

O Wi-Fi 6 é a geração mais atual de conexão de internet sem fio, mas assim como acontece no Wi-Fi 5, ele opera em frequências de 2,4 GHz e 5 GHz, ou seja, dual-band. Dessa forma, ainda pode acontecer congestionamento de espectro e interferências. Porém, uma das maiores diferenças está no fato de o Wi-Fi 6 ter uma largura de banda bem maior, de 9,6 Gbps, contra 3,5 Gbps do Wi-Fi 5.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Xiaomi Mi 11 é o único smartphone da marca no país com suporte ao Wi-Fi 6E (Imagem: Ivo/Canaltech)

Resumidamente, o Wi-Fi 6 trouxe duas grandes melhorias. A primeira é a maior velocidade de conexão, permitindo que conexões ainda mais rápidas sejam oferecidas — tanto no download quanto no upload —, enquanto a segunda é aproveitada com a chegada da "extensão" do protocolo, que é justamente a letra "E" do Wi-Fi 6E.

Quando se trata do Wi-Fi 6E, apesar de ainda estarmos falando de uma mesma geração, pode ser referido como a verdadeira evolução da conexão. Isso porque com a chegada do Wi-Fi 6E tivemos a inauguração de uma terceira faixa de frequência para operação, que é a de 6 GHz.

Assim, o grande congestionamento, anteriormente existente em duas faixas, agora pode ser diluído em duas faixas. Além disso, na nova frequência é mais fácil conseguir atingir a largura de banda de 9,6 Gbps, visto que ela ainda não tem muitos dispositivos compatíveis em disputa.

Celulares da Xiaomi que suportam Wi-Fi 6 e 6E

Poco F3 é o modelo mais recente a chegar ao Brasil que conta com Wi-Fi 6 (Imagem: Ivo/Canaltech)

Atualmente, apenas quatro aparelhos da Xiaomi vendidos oficialmente em território brasileiro suportam o Wi-Fi 6, que são os Xiaomi Mi 11, Mi 10T, Mi 10T Pro e também o Poco F3, o que mostra que a adoção a essa tecnologia ainda está a passos lentos.

Por outro lado, apenas o Mi 11 tem Wi-Fi 6E e, portanto, é o único a conseguir acessar a frequência de 6 Ghz em conexão Wi-Fi. Mas, é importante ressaltar que, para usar essas tecnologias, é preciso ter um roteador compatível com elas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.