Publicidade

Celular que sente frio: entenda como funciona o novo smartphone da Realme

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Divulgação/Realme
Divulgação/Realme
Tudo sobre Realme

A Realme revelou novas características do 14 Pro, seu novo celular intermediário premium para 2025. Entre os recursos que mais chamam a atenção está o suporte para uma inovadora tecnologia no painel traseiro, que faz o aparelho mudar de cor de acordo com a temperatura ambiente. Em outras palavras, trata-se de um celular que "sente" o frio e fica azul imediatamente.

De acordo com a marca, o smartphone ganha um tom azul “vibrante” quando a temperatura fica abaixo dos 16 °C. Acima disso, sua cor é branca, com texturas que remetem a uma pérola.

Para atingir esse efeito, a Realme utilizou pigmentos termocrômicos (ou seja, que mudam de cor de acordo com a temperatura) na parte traseira. Contudo, a alteração de cor fica menos perceptível ao longo do tempo, e se esgota completamente em cerca de 12 meses.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Além disso, a Realme também alertou que a exposição direta ao sol acelera o processo de redução da troca de cor, e por isso é indicado usar uma capinha protetora para quem deseja aumentar a duração do recurso.

Mesmo que seja novidade entre aparelhos com produção em massa, tecnologias de celulares que mudam de cor já apareceram antes em protótipos. É o caso da solução E-Color Shift apresentada pela Infinix no início deste ano, que troca os tons sem gastar bateria. 

No Realme 14 Pro, a cor branca inspirada em pérolas também é considerada especial, já que cada estilo de textura na parte traseira é único. Para isso, a empresa colocou em exposição centenas de tampas posteriores em um mural, sem que haja nenhum par de componentes completamente iguais.

Feito em parceria com a empresa dinamarquesa Valeur Designers, o conjunto de cor e textura única já apareceu anteriormente no Huawei P60 Pro, cuja variante “pérola” foi anunciada em 2023.

Para além da parte de design, a empresa também confirmou que a linha Realme 14 Pro terá suporte para resistências IP68 e IP69 — na prática, isso garante proteção contra água em mergulhos e jatos direcionados ao celular.

Não está claro se as certificações estarão presentes apenas no Realme Pro Plus, ou se chegarão também ao Pro.

Continua após a publicidade

Contudo, já se sabe que o modelo mais avançado terá uma tela de curvatura quádrupla, e conjunto triplo de câmeras traseiras que inclui uma lente periscópica. O modo de retratos noturnos promete ser aprimorado, com um sistema triplo de flash.

Seu desempenho será liderado por um processador Snapdragon 7s Gen 3, já presente em outros intermediários premium. É o caso do Redmi Note 14 Pro Plus, apresentado em setembro deste ano.

A Realme pretende mostrar mais detalhes de seus novos celulares aos poucos. O lançamento oficial ainda não tem dia marcado, mas deve ocorrer no início do próximo ano.