Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

“Celular da Liberdade” é feito totalmente nos EUA, e custa o dobro do iPhone 14

Por| Editado por Wallace Moté | 04 de Julho de 2023 às 17h07

Link copiado!

Divulgação/Purism
Divulgação/Purism

É bastante comum que smartphones tenham peças e fabricação vindas de diferentes partes do mundo, muitas vezes em grandes fábricas na China. Contudo, isso não agrada a equipe da marca Purism, que acaba de lançar o Liberty Phone (“Celular da Liberdade”, em tradução livre) com construção feita totalmente nos EUA e foco em privacidade.

De acordo com uma frase destacada no próprio site da empresa, o smartphone é feito para quem quer “um celular feito fora da China e dos jardins murados de Google e Apple”.

Continua após a publicidade

Por isso, o produto não conta com sistema operacional Android ou iOS, e na verdade roda o Pure OS. Este é, por sua vez, uma derivação do Debian, sistema de software livre que tem suas raízes no Linux.

Na prática, isso significa que o usuário terá acesso a um modo desktop completo quando o smartphone é conectado a um display, além de aproveitar de todos os demais diferenciais do sistema de código aberto.

Outro diferencial do aparelho é a sua capacidade de desligar os serviços de conectividade por hardware, o que garante o nível mais alto possível de privacidade quando necessário. Além disso, o Liberty Phone ainda promete entregar diversos recursos de segurança por meio de software.

Continua após a publicidade

Contudo, o preço a se pagar por tudo isso é bastante salgado. Seu valor oficial é de US$ 2.199 (cerca de R$ 10.645 em conversão direta) — mais que o dobro do preço de um iPhone 14, por exemplo —, um custo que é explicado por conta da mão de obra dos Estados Unidos, que é consideravelmente mais cara que a de países asiáticos.

Este preço fica ainda mais caro quando se leva em consideração as especificações do Liberty Phone, que não são nada impressionantes:

  • Processador NXP quad-core;
  • 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno;
  • Tela TFT de 5,7 polegadas, com resolução HD de 720 x 1.440 pixels;
  • Câmera principal de 13 MP, e frontal de 8 MP;
  • Bateria removível de 4.500 mAh com recargas de 18 W;
  • Bluetooth 5.3;

Assim como é possível imaginar, o Liberty Phone tem vendas voltadas para os Estados Unidos, e sem previsão para chegada em outros países. O produto já está disponível para compra por meio do site oficial da Purism.

Continua após a publicidade

Fonte: via WccfTech