Publicidade

Carregar a bateria do iPhone só até 80% tem algum benefício real?

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Unsplash/Daniel Korpai
Unsplash/Daniel Korpai
iPhone 16

Desde o iPhone 15, os celulares da Apple possibilitam limitar o carregamento da bateria até 80%. Esta opção visa estender a vida útil do componente, mas, na prática, isso acontece? A resposta é sim, de acordo com uma sondagem realizada pelo site alemão Macwelt

A pesquisa

Em uma publicação no Facebook, o veículo solicitou aos seguidores que escrevessem se carregam seus celulares até 100% ou 80% e publicassem o status da bateria, incluindo a capacidade e os ciclos. No total, 102 pessoas contribuíram nos comentários, o que levou a um resultado significativo. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Após comprovar a hipótese por meio do "teste t" (teste de suposições que possibilita interpretar o todo com base em uma parte), o Macwelt concluiu que, a longo prazo, a função de fato economiza ciclos

Resultados

O levantamento mostrou que os aparelhos que são carregados totalmente todos os dias tendem a apresentar uma saúde de bateria média de 87%. Por outro lado, quem carrega o iPhone somente até 80% registrou uma saúde de bateria próxima de 98%.

A diferença de autonomia no dia a dia pode ser pouca entre os dois grupo, mas esses números são bastante importantes para quem se preocupa com o valor de revenda do iPhone. Na hora de trocar de celular, modelos com mais de 90% de saúde da bateria costumam valer mais em plataformas como OLX.

Por que a saúde da bateria aumenta?

Quando o carregamento é feito até 80%, a contagem de ciclos diminui lentamente. Isso por que um ciclo completo representa o consumo de 0 a 100%, o que não acontece nessa situação. Para chegar em 5 ciclos, por exemplo, é necessário carregar o iPhone de 0 a 100% 5 vezes, mas, parando em 80%, é preciso fazer 6 recargas. 

Vale lembrar que abaixo de 20% e acima de 80% são os níveis de maior estresse das baterias de íons de lítio. Tal aspecto influencia na autonomia, porque o celular tende a esquentar mais. 

Continua após a publicidade

Como verificar o status da bateria?

Acessar as configurações do componente é um processo simples no iPhone. O caminho é Ajustes → Bateria → Saúde da bateria. É importante monitorar periodicamente, para efetuar a troca, caso esteja abaixo de 80%.

Fonte: Macwelt