Publicidade

Caminhão de empresa de energia é apreendido com 2 mil celulares ilegais

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Reprodução/PF - FICO PR
Reprodução/PF - FICO PR

Durante uma vistoria de rotina, foi encontrada uma carga milionária em um caminhão da concessionária de energia elétrica do Paraná, a Copel. Policiais da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado encontraram um fundo falso que escondia mais de 2 mil celulares descaminhados – ou seja, importados e sem nenhuma documentação fiscal.

Após a descoberta da carga ilegal, o motorista confessou a participação no crime e foi preso em flagrante. Os eventos aconteceram na BR-277, localizada no município de Santa Tereza do Oeste, no Paraná. A ação foi uma medida conjunta do Batalhão de Fronteira (BPFRON), FICCO/PR, Polícia Federal e Receita Federal.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Todos os smartphones encontrados tinham origem do Paraguai. O motorista relatou que os coletou na cidade de Foz do Iguaçu e pretendia levá-los até Curitiba. O material de contrabando foi apreendido pela Receita Federal, com um prejuízo estimado de aproximadamente R$ 2.095.100,00 em recolhimento de impostos.

Declaração da Copel

A Copel, que teve seu nome envolvido no crime, publicou uma nota a respeito do assunto. Confira:

"A Copel informa que, assim que tomou conhecimento do fato, suspendeu o empregado do quadro da companhia, bem como iniciou os procedimentos internos para apurar esse grave desvio de conduta, sem paralelo na história da empresa, até que as investigações estejam concluídas. O empregado, que ingressou na companhia em 2012 mediante concurso público, realizou trabalho em Matelândia na sexta-feira, 4 de abril, e deveria retornar a Foz do Iguaçu, onde finalizaria sua jornada de trabalho. A companhia possui rastreamento da frota, que conta com veículos de configuração padronizada para o trabalho de operação e manutenção de redes de energia elétrica, e a mudança de rota não estava autorizada. A empresa vai colaborar com a força policial e tomará todas as medidas cabíveis para que um fato dessa natureza não se repita, incluindo eventual ação judicial para a defesa da sua integridade. A Copel tem uma reputação a zelar e um código de conduta rigoroso, que é de conhecimento de todos os colaboradores, que por sua vez são treinados periodicamente nesse conteúdo, e lamenta pelo ocorrido".

Leia mais no Canaltech:

Será que os relógios inteligentes são confiáveis? Veja no vídeo abaixo:

Continua após a publicidade

Fonte: PF e Portal Guaíra