Bloomberg | Apple já está produzindo chips para os próximos iPhones

Por Rafael Arbulu | 10 de Maio de 2019 às 19h20
(Imagem: Reprodução/PhoneArena)
Tudo sobre

Apple

Saiba tudo sobre Apple

Ver mais

Fontes da agência internacional de notícias Bloomberg contam que a Apple não apenas está produzindo a próxima iteração de chipsets móveis — os processadores A13 —, como também revelam que a empresa já os vem testando em caráter inicial.

As fontes, que requisitaram o anonimato devido à sua suposta proximidade dos processos, asseguraram que os chipsets em questão devem ser utilizados na próxima linha de iPhones da empresa baseada em Cupertino, na Califórnia. Supostamente, os novos aparelhos teriam os nomes de “iPhone XI”, “XI Max” e “iPhone XR 2”, mas isso ainda não é confirmado.

Segundo a reportagem da agência, os novos processadores vêm sendo desenvolvidos pela empresa TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company), a mesma responsável pelos velozes A12 e A12 Bionic, utilizados por toda a linha de 2018 dos smartphones da Apple (a saber: iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR). A Apple seria a responsável pelo design do chip e pela supervisão da produção. Detalhes técnicos não foram revelados, mas a Bloomberg diz que os aprimoramentos costumeiros de performance e velocidade podem ser esperados.

O A12 é o chipset mais recente para os modelos mais novos de iPhone: segundo rumores, a Apple já teria iniciado produção e testes do seu sucessor, supostamente chamada de "A13" (Imagem: Reprodução/PhoneArena)

Uma novidade apontada pelas fontes da agência é a estreia de uma nova tecnologia, conhecida como EUV (sigla em inglês para “litografia ultravioleta extrema”), que traria ganhos maiores em desempenho. Pelo histórico da TSMC, que vem desenvolvendo os chips dos iPhones desde o modelo A10, o próximo chipset deve novamente superar benchmarks da Qualcomm (e seu Snapdragon) e Samsung (com o Exynos). A Samsung, aliás, foi a última empresa a ter qualquer co-participação no desenvolvimento de chips de processamento para aparelhos Apple: o A9, de 2015, teve inputs da gigante coreana.

Não é segredo que a Apple já está produzindo uma nova linha de modelos para o iPhone: imagens renderizadas recentemente vazadas mostram, por exemplo, um design que pode abrigar o esquema de câmera tripla traseira, em disposição quadrilátera. Outras renders mostram o mesmo design, em uma imagem 3D.

Como de praxe, a Apple se manteve fiel à sua política corporativa e não comentou os rumores e informações.

Fonte: Bloomberg (pode exigir inscrição); Phone Arena

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.