Publicidade

Apple quer diminuir telas "piratas” com alerta de peças genuínas no iPhone 11

Por| 27 de Setembro de 2019 às 18h35

Link copiado!

iFixit
iFixit

A Apple sabe que há um grande mercado paralelo de consertos e peças de seus aparelhos e, desde agosto deste ano, vem tentando diminuir os reparos e vendas “caseiras” ou de oficinas não autorizadas. Agora, isso também chega aos softwares do aparelho: os iPhone 11, Pro e Pro Max atualizados com o iOS 13.1 contam com um alerta de checagem de tela genuína.

A novidade, por enquanto, está limitada aos smartphones recém-lançados e o sistema operacional. Sempre que detectar um display sobressalente de terceiros, o dispositivo vai apresentar a seguinte mensagem: “Não é possível verificar se este iPhone possui uma tela genuína da Apple”. O aviso, inicialmente, fica na tela de bloqueio durante quatro dias, antes de se alojar no menu “Configurações” por 15 dias e, finalmente, ficar em “Informações do dispositivo”, para que a própria equipe da Maçã identifique em eventuais novos reparos.

Para evitar que seu telefone fique “marcado”, você terá que trocar o painel por uma peça oficial — seja por um técnico da Apple ou por terceiros. A princípio, ficar nessa lista parece não trazer prejuízos, com exceção do fato de que, assim, o aparelho perde o TrueTone, tecnologia que precisa do componente original para desempenhar imagens mais naturais na Retina e na Touch Bar.

Continua após a publicidade

Teste garante que não dá para enganar a Apple

A companhia vem usando um sistema de detecção semelhante para as baterias. O pessoal do iFixit tentou “enganar” o sistema, usando outras telas e até trocando o conjunto do Face ID de um iPhone com display original, mas a notificação continuou aparecendo.

O palpite dos especialistas é de que a Maçã vem conseguindo emparelhar cada display para cada unidade do smartphone, por meio de criptografia. Embora muitos acreditem que isso possa dar mais segurança nos reparos, tem bastante gente criticando a Apple, acusando-a de engordar ainda mais seu próprio mercado exclusivo de acessórios e serviços.

E você, o que acha dessa novidade?

Continua após a publicidade

Fonte: iFixit